Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba sedia Fórum de Cidades Inteligentes

05 de Dezembro de 2019 às 00:01

Sorocaba sedia Fórum de Cidades Inteligentes José Carlos Carneiro, presidente da Aeas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (29/11/2019)

O “Fórum de Cidades Inteligentes: Tendências” será realizado hoje e amanhã em Sorocaba, a partir das 9h até às 16h30, em dois locais diferentes: o primeiro dia será na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), e o segundo dia, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Nesta quinta-feira, na Facens, a programação é composta de palestras com especialistas sobre o tema das Cidades Inteligentes, e amanhã, no PTS, o encontro será pautado por debates entre os diversos segmentos da sociedade. A participação é aberta ao público em geral e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3222-9795.

Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), José Carlos Carneiro, o conceito de Cidade Inteligente se baseia em 17 princípios de sustentabilidade prescritos pela Organização das Nações Unidas (ONU), distribuídos em vários eixos de funcionamento da sociedade como saúde, saneamento, meio ambiente, entre outros. “Queremos que isso seja entendido como uma ferramenta de gestão para o poder público”, disse Carneiro.

Ele acrescenta que o tema já está integrado ao debate acadêmico. Na sua avaliação, essa abrangência cria uma metodologia cada vez maior em torno do assunto e isso é importante porque, mesmo que a sociedade conheça os princípios da Cidade Inteligente, há a necessidade de que pessoas sejam capacitadas para colocar propostas em prática. “Debates criam mecanismos para que o conceito seja praticado e a cidade tem grande ganho e eficiência”. (Da Redação)