Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba registra novo caso de invasão e furto a escola infantil

09 de Agosto de 2019 às 13:50

Segundo a GCM, a unidade já foi invadida e furtada em janeiro. Foto: Assis Cavalcante / Arquivo Secom

Sorocaba registrou um novo caso de furto a escola na madrugada desta sexta-feira (09). Desta vez, o alvo dos criminosos foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Jornalista Ângela Martins - 95, no Jardim Califórnia. Com a ocorrência de hoje, já são ao menos sete invasões a creches em menos de duas semanas.

Segundo a Prefeitura, a invasão do CEI-95 ocorreu pela secretaria e foram vandalizadas janelas e portas. Um aparelho de som foi furtado e até o momento ninguém foi preso. Conforme a Guarda Civil Municipal (GCM), é a segunda vez que essa unidade é invadida, já que houve outro caso em janeiro.

[irp posts="150622" ]

 

A Secretaria de Educação (Sedu) informou que as aulas não foram afetadas e seguem normalmente. A GCM, por sua vez, diz que vai reforçar o patrulhamento no local da ocorrência.

Sétimo caso

Desde o início do mês, o Cruzeiro do Sul vem noticiando casos de invasões a escolas infantis em Sorocaba. A última ocorrência foi na terça-feira (06), no CEI Áurea Paixão Rolim – 106, no Jardim São Guilherme, que registrou seu segundo furto em menos de seis dias.

Na ocasião, vândalos entortaram as grades de uma das janelas e invadiram a sala da diretoria. Eles levaram um computador, um monitor e uma impressora, além de ferramentas de pedreiros que trabalhavam em uma reforma na unidade.

Outro CEI que tem sido alvo frequente desse tipo de ação é o 105 - Doutora Maura Roberti, no Jardim Nova Ipanema, que foi invadido quatro vezes na semana passada. Nesses furtos foram levados alimentos, utensílios de cozinha e um aparelho de DVD.

158 ocorrências

De acordo com a Sedu, somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 158 ocorrências de furto em unidades educacionais do município. No ano passado foram 329 casos. O valor gasto com manutenção predial nas escolas por conta de vandalismo e furtos foi de R$ 1,4 milhão entre janeiro e julho deste ano.