Covid-19 Sorocaba e Região

Sorocaba registra 54 óbitos por Covid; e grau de letalidade é de 2,4%

Os hospitais particulares tinham 100% dos leitos de UTI ocupados

Sorocaba registrou nesta segunda-feira (29) o total de 54 óbitos por Covid-19. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as mortes ocorreram desde o dia 15 de janeiro, mas foram informadas pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados somente ontem, não refletindo os dados das últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia é o maior registro de óbitos na cidade pela doença. Os óbitos com a confirmação da doença subiram para 1.064 e a taxa de letalidade no município é de 2,4%, abaixo da taxa estadual, que é de 3% e da nacional, que se encontra em 2,5%.

A cidade recebeu também a notificação de mais 879 casos confirmados da Covid-19 e 838 recuperados. Assim, os casos confirmados com a doença passaram de 41.759 para 42.638.

Do total de confirmados, 259 estão internados (158 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 726.

Sorocaba apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 2.645 para 2.574. Entre os suspeitos, 120 estão internados em hospitais da cidade, sendo 50 em UTI.

Leia mais  Dois morrem em acidente na zona norte de Sorocaba

Há 26 óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 94.864. E o total de recuperados da Covid-19 chegou a 40.589.

Ocupação de leitos

Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), ontem havia 135 pessoas aguardando leitos para Covid na rede municipal de saúde, sendo 42 para enfermaria e 93 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme o censo diário de leitos, no Hospital Estadual Adib Jatene, cinco leitos clínicos dos oito pactuados estavam ocupados. Os 30 leitos de UTI tinham pacientes.

No outro hospital estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dos nove leitos clínicos Covid, oito estavam ocupados. O leito de UTI infantil Covid estava desocupado e os 32 leitos de UTI Covid tinham pacientes.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 possuíam pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 96,36%, o que representa 53 leitos ocupados dos 55 contratados.

O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e todos tinham pacientes. O mesmo hospital também tem dois leitos de UTI Covid que encontram-se ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, nenhum estava ocupado. O hospital Amhemed conta com 10 leitos clínicos Covid, dos quais sete estão ocupados. Os três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital também estão indisponíveis.

Leia mais  Cidade confirma 18 mortes e 387 novos casos

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme estava com 15 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 18. Dos dois leitos Covid de suporte ventilatório avançado, um tinha paciente. O Centro de Estabilização Zona Oeste está com os 10 leitos de enfermaria Covid ocupados, bem como os 23 leitos Covid de suporte ventilatório avançado. Os hospitais particulares tinham 100% dos leitos de UTI ocupados. (Ana Cláudia Martins, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

 

Comentários