Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba e região poderão ter mais 27 escolas estaduais em período integral

25 de Agosto de 2019 às 00:02
Ana Claudia Martins [email protected]

27 escolas da região poderão ser integrais Alunos recebem atividades extracurriculares dentro do ambiente escolar. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/2/2018)

Sorocaba e região poderão ter a partir do ano que vem mais 27 escolas estaduais em período integral. A estimativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por conta do anúncio feito durante a semana do programa de expansão das escolas em ensino integral em todo o Estado.

Chamado de Programa de Ensino Integral (PEI), a meta do governo estadual é aumentar a partir de 2020 o total de alunos em regime integral em pelo menos mais 50 mil alunos. Atualmente, em todo o Estado, há 417 escolas estaduais onde os alunos estudam em período integral, atendendo 156 mil alunos.

Segundo a pasta estadual, as escolas interessadas em aderir ao PEI devem fazer inscrição até o dia 13 de setembro, por meio de suas diretorias regionais de ensino. De acordo com o Estado, em Sorocaba 11 escolas estaduais já oferecem ensino em período integral aos alunos.

Pelo PEI, as escolas estaduais que aderirem ao programa irão oferecer aos estudantes uma matriz curricular diferenciada. Isso inclui orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor.

Também estão previstos clubes juvenis, em que os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates, entre outros. A carga horária é de até nove horas e meia, enquanto que na rede regular a jornada é de cinco horas.

27 escolas da região poderão ser integrais Escolas têm até 13 de setembro para fazer adesão ao programa. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (1/2/2019)

Avaliação

As escolas que demonstrarem interesse em participar do programa serão avaliadas tecnicamente e caberá à Secretaria da Educação dar o parecer sobre a viabilidade ou não da expansão do modelo na escola. Nessa etapa, a expectativa é atender cerca de 100 unidades escolares, que tenham, em média, 500 estudantes cada.

Serão privilegiadas escolas na qual o modelo pode impactar positivamente na comunidade. Só poderão optar pelo programa escolas que oferecem ensino fundamental (6º ao 9º anos) e ensino médio.

O Estado afirma ainda que o investimento da Seduc no ensino integral também ajuda a cumprir as metas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação que determinam que 50% das escolas devem oferecer essa modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente.

Segundo o coordenador da Coordenadoria Pedagógica da Seduc, Caetano Siqueira, os professores da rede estadual também poderão optar entre participar ou não do PEI para atuar em regime de dedicação integral a uma escola, com mais tempo para estudo e preparação de aula. “Para isso, irão receber formação específica e uma gratificação de 75% no salário-base”, afirma Siqueira.

Rede municipal reduziu vagas integrais

27 escolas da região poderão ser integrais Em um ano foram 754 alunos a menos matriculados. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/9/2018)

Além das escolas estaduais, a rede municipal também dispõe desse modelo escolar em Sorocaba. Conforme mostrou reportagem do Cruzeiro do Sul em fevereiro deste ano, com base em informações do Censo Escolar 2018, no ano passado a rede municipal de ensino tinha 2.242 vagas em tempo integral. Já em 2017 o total de matriculados chegou a 2.996.

A Secretaria de Educação de Sorocaba (Sedu), informou, na ocasião, que a “escola em tempo integral passou por uma mudança pontual desde meados de 2016, quando o horário após as aulas do ensino regular, chamado de contraturno, passou a ser atendido por um único professor que contemplava todos os eixos”.

Na ocasião, a Secretaria de Educação (Sedu) informou ainda que a pasta espera fortalecer o ensino integral e que atualmente três das 51 escolas de ensino fundamental atendem os alunos durante todo o dia. São elas: EM Amin Cassar, EM Walter Carretero e EM Jaci Dourado, e que quase toda unidade escolar possui pelo menos uma turma em período integral.

Oferta de vagas

A Sedu disse que até 2020 pretende expandir a oferta de vagas integrais e aos poucos as unidades de ensino municipais estão retomando as atividades que antes eram desenvolvidas nas Oficinas do Saber. Em fevereiro, a Sedu informou que em 2019 havia 1.294 crianças matriculadas na etapa de ensino fundamental no período integral, mas que como as matrículas ainda estavam abertas, atualmente este número pode ser maior.

Já na educação infantil, que é totalmente de responsabilidade do município, o Censo Escolar 2018 também mostrou que o número de vagas integrais foi reduzido na cidade, passando de 9.165 para 8.821 na etapa de creche. Porém, este ano a Sedu prevê aumentar o número de vagas em creche em período integral por conta das várias inaugurações de creches que estão ocorrendo por meio da gestão compartilhada. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="157092" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos