Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba recebe 14 novos ônibus articulados

11 de Julho de 2018 às 12:07

Regina Helena Santos - [email protected]

Atualizada às 21:35

Quatorze ônibus articulados zero quilômetro foram entregues, na tarde desta quarta-feira (11), para compor o sistema de transporte coletivo de Sorocaba. Os carros foram adquiridos pelo Consórcio Sorocaba (Consor), num investimento total de R$ 18,7 milhões.

Segundo o prefeito José Crespo, esses carros irão circular principalmente pelas grandes avenidas, além de atender bairros mais afastados do centro e com grande demanda, como o Carandá, Altos do Ipanema e Parque São Bento. Maiores, os carros articulados comportam 50 passageiros sentados e 87 em pé. Todos possuem ar condicionado, sistema de wi-fi, USB para carregamento de celulares, câmeras de segurança externas e internas, rastreador de frota e portas dos dois lados, além de duas vagas para transporte de deficientes. Todos já estão no padrão para operarem, no futuro, nos corredores sistema BRT (Bus Rapid Transit), que a Prefeitura pretende que já esteja funcionando, num prazo de dois anos, avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio. “Estas encomendas vieram especialmente para atender corredores. É uma melhoria que já estamos antecipando”, falou Crespo.

Com estes novos carros, são 30 ônibus articulados para a frota entregues este ano. A previsão é que mais 30 sejam adquiridos até dezembro, informou o novo presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Roberto Bataglini. O secretário recém-empossado Luiz Alberto Fioravante, de Mobilidade de Acessibilidade -- vindo da Secretaria de Planejamento e Projetos -- também participou da cerimônia e confirmou que as obras do BRT começam no próximo mês. “Vamos entregar em 18 meses. O BRT é real”, disse.

Também foi entregue à Prefeitura, depois de ter sido equipado pelas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade, o ônibus que atuará com o projeto Prefeitura no Bairro. O veículo possui escritório, ar-condicionado e terminais para computador e deve ser usado pelo prefeito para cumprir agenda de visitas aos bairros para ouvir demandas da população.