Sorocaba e Região

Sorocaba realiza campanha contra tuberculose nas UBSs

Município já contabiliza 102 casos novos da doença neste ano
Sorocaba testará moradores por amostragem em UBSs
Ação acontece nas  32 Unidades Básicas de Saúde da cidade, além de PAs, UPHs, UPA e SAME. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira (14) à campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) e se estende até o dia 25 de setembro.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sintomas da doença. No ano de 2020, Sorocaba já registrou 102 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, o que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Comentários