Órgãos planejam implantar curso de manutenção de aeronaves em Sorocaba

Por Marcel Scinocca

Robson Coivo. Crédito da foto: Emidio Marques

Órgãos ligados ao segmento aeroviário reuniram-se ontem no aeroporto de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques

Um curso para formar profissionais especializados na manutenção de aeronaves poderá começar a ser ministrado em Sorocaba em breve. O embrião do processo ocorreu nesta terça-feira (30), durante o lançamento do Projeto de Indicação Geográfica do Polo de Manutenção de Aeronaves da cidade. O evento ocorreu no terminal de passageiros do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz e contou com diversos órgãos e entidades ligados ao setor aeroviário e de desenvolvimento de Sorocaba. Entre estes, o Instituto Federal de Educação, Ciênca e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que poderá trazer o curso para a cidade.

Entre as possibilidades para que o Projeto de Indicação Geográfica aconteça está a formação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor aeroviário na cidade e o fato de que Sorocaba possui 52 empresas de manutenção e operação de aeronaves, que vem há 35 anos promovendo o desenvolvimento econômico e social da região. A previsão é que, com o andamento do projeto, a internacionalização do aeroporto seja viabilizada, aumentando em cerca de 50% o movimento de aeronaves executivas em Sorocaba.

Denilson de Camargo Mirim. Crédito da foto: Emídio Marques

Conforme o professor Denilson de Camargo Mirim, diretor do Instituto Federal de Educação em Sorocaba, a instituição tem autonomia para a criação de cursos. Em uma audiência pública ocorrida no início do mês, o tema já foi levantado como uma das necessidades de Sorocaba. Ele lembra, porém, que a decisão não depende somente do município. “Essa indicação geográfica pode ser o primeiro passo para a criação do curso. É lógico que isso não depende apenas do diretor do campus, depende do apelo da cidade com relação à necessidade”, argumenta.

Polo de Manutenção

Ari Bordieri Júnior. Crédito da foto: Emídio Marques

No lançamento do Projeto de Indicação Geográfica do Polo de Manutenção de Aeronaves de Sorocaba foi feita a apresentação sobre como os trabalhos devem ser geridos. Conforme os idealizadores, ele será dividido em duas fases. Outras reuniões devem ocorrer até os primeiros meses de 2019. O pedido de indicação geográfica também deverá ser protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. “É um projeto ambicioso para melhorar a qualificação das empresas, afinal, estamos na ponta da tecnologia da aviação executiva. Temos que criar condições técnicas de melhoria”, avalia o presidente da Associação dos Operadores do Aeroporto de Sorocaba, Ari Bordieri Júnior.

Robson Coivo. Crédito da foto: Emídio Marques

Toda a orientação e desenvolvimento do projeto caberá ao Instituto Federal. “O projeto é feito pelas empresas, mas quem faz a gestão é o Instituto Federal”, diz Mirim. Também é o Instituto que fará o pedido de indicação geográfica de Sorocaba como sendo um polo de excelência na manutenção de aeronaves. “Hoje é uma data especial para o setor de manutenção de aeronaves. É um marco para a cidade”, comenta Robson Coivo, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

O evento também teve a participação de integrantes da Associação dos Proprietários de Hangares Particulares do Aeroporto de Sorocaba (Aprohapas), do Sebrae, da Universidade de Sorocaba (Uniso), do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e de empresários do setor.