Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba investiga três mortes por suspeita de dengue

25 de Março de 2020 às 12:21
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba registra 117 casos de dengue em uma semana Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. Crédito da foto: Divulgação

Sorocaba está investigando três mortes por suspeita de dengue. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, que divulgou no fim da manhã desta quarta-feira (25) o boletim epidemiológico com a atualização dos casos da doença na cidade.

Segundo o boletim, Sorocaba teve 153 novos casos confirmados de dengue em uma semana, chegando a 913 no total, o que representa um aumento no período de 20,13%.

Conforme o boletim anterior, divulgado no último dia 17, a cidade estava com 760 casos confirmados da doença e agora o total é de 913. Além disso, do total atual foram confirmados ainda quatro casos de dengue com o sorotipo DENV2, que é uma categoria mais agressiva da doença.

Questionada sobre os três óbitos suspeitos de dengue, que estão sendo investigados, a Secretaria da Saúde (SES) disse que foram colhidos exames, e que eles foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a pasta municipal aguarda o resultado.

Conforme a SES, só o resultado dos exames irá comprovar se as mortes foram mesmo por dengue e qual o sorotipo, ou por outra doença.

A SES, até o momento, não divulgou mais informações sobre os três óbitos que estão sendo investigados por dengue.

Ainda de acordo com a SES, dos atuais 913 casos de dengue confirmados na cidade, 810 são autóctones, 83 importados e 20 indeterminados.

A SES informa também que as regiões com maior número de casos ficam na área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Jardim Rodrigo, Parque São Bento e Wanel Ville.

Além disso, o boletim trouxe ainda dados atualizados sobre as demais doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Até o momento, Sorocaba confirmou oito casos de chikungunya, sendo seis autóctones e dois importados; e nenhum caso de zika e nem de febre amarela foi registrado.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, destaca que além do novo coronavírus, a população precisa também se conscientizar sobre a dengue. “As pessoas que estão em isolamento social, precisam aproveitar esse momento para fiscalizar suas casas e eliminar os criadouros do mosquito”, orienta.