Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba imuniza mais de 5 mil pessoas pelo sistema ‘drive thru’

31 de Março de 2020 às 19:47

Sorocaba imuniza mais de 5 mil pessoas pelo sistema ‘drive thru’ Pessoa recebe a dose da vacina contra a gripe dentro do carro no estádio Walter Ribeiro. Vinicius Fonseca (31/3/2020)

A Prefeitura de Sorocaba vacinou 5.400 pessoas contra a gripe. As doses foram aplicadas nesta terça-feira (31) no sistema ‘drive thru’ em dois locais: Estádio Municipal Walter Ribeiro e Lar São Vicente de Paulo.

Os alvos da vacinação foram idosos, além de profissionais da saúde e da segurança. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), foram aplicadas 3.500 doses da vacina no atendimento prestado no Walter Ribeiro. Já no Lar São Vicente de Paulo, 1.900 pessoas receberam a vacina.

No estádio municipal, houve grande procura pela vacina na parte da manhã. Embora a vacinação tivesse sido anunciada para acontecer a partir das 9 horas, antes disso já havia grande concentração de veículos nas imediações do local.

Para dar conta da demanda, cerca de 30 funcionários da saúde trabalharam na vacinação. Também atuaram seis guardas civis municipais, 20 agentes de trânsito da Urbes e 20 funcionários da Secretaria de Esportes, que prestaram apoio a esse trabalho.

Agentes de trânsito estiveram nas proximidades do local a fim de orientar os motoristas. Segundo a Prefeitura, apesar da fila para a vacina, tudo seguiu dentro da normalidade. À tarde, o tempo de espera na fila era estimado em cerca de 10 ou 15 minutos.

Estádio Municipal Walter Ribeiro Os primeiros carros foram organizados dentro do estádio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (31/3/2020)

Etapas da vacinação

Nesta primeira etapa, iniciada em 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde e membros das forças de segurança e salvamento devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início em 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses. A lista inclui gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Vacinação não ocorrerá nesta quarta

A vacinação contra a gripe não ocorrerá nesta quarta-feira (1) no Walter Ribeiro, no Lar São Vicente de Paulo e nos 33 locais que já foram utlilizados. Como restaram apenas 6.600 doses, estas serão enviadas para asilos, casas de repousos e também para o serviço de acamados.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, há a previsão de que novas doses cheguem à cidade nesta quarta-feira (1). Dessa forma, a vacinação nos 33 pontos poderá ser retomada na quinta-feira (2).

Os asilos ou casas de repouso, que ainda não receberam as doses para a vacinação de seus internados, podem fazer a solicitação indicando a quantidade necessária para o seguinte e-mail: [email protected]. Após a confirmação da solicitação, a Sala Central de Vacinas entra em contato com o local solicitante.

[irp posts="234240" ]

 

Para as famílias que possuem pessoas acamadas em suas residências e necessitam da vacinação para estes pacientes, o pedido deve ser feito para o e-mail [email protected]. Nele, a pessoa deverá inserir as seguintes informações: nome completo do paciente, data de nascimento, endereço, telefone e motivo pelo qual o paciente encontra-se acamado. Logo em seguida, a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar entra em contato com o solicitante para fazer o agendamento da visita da equipe de vacinação. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)