Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba está em alerta para forte onda de calor nesta quarta

11 de Setembro de 2019 às 08:14

Uma das recomendações é evitar fazer exercícios ao ar livre nos horários mais quentes. Crédito da foto: Emídio Marques (11/09/2019)

Sorocaba está entre as cidades que estão em alerta para uma forte onda de calor nesta quarta-feira (11). O comunicado, emitido ontem pela Defesa Civil Estadual, prevê que os sorocabanos vão enfrentar hoje temperaturas de até 35°C.

Conforme o site Climatempo, a mínima registrada hoje, às 6h, foi de 19ºC e o tempo continua seco. Amanhã, as temperaturas vão variar entre 20°C e 35°C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

[irp posts="163625" ]

 

Na sexta, as temperaturas caem um pouco e os termômetros devem marcar entre 18°C e 28°C. A onda de calor, com máximas na casa dos 30°C, deve permanecer pelo menos até a próxima terça-feira (17).

[gallery columns="2" size="medium" ids="163734,163735"]

A Região Metropolitana de São Paulo, o litoral norte e outras nove cidades paulistas também estão na lista do alerta divulgado pela Defesa Civil. São elas: Santos, São José dos Campos, Campinas, Registro, Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara, Franca e Itapeva.

Outra lista inclui cidades onde a temperatura máxima deve passar dos 35°C, podendo chegar até 38°C. São elas: Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Barretos.

A onda de calor acontece em meio ao inverno brasileiro. A estação deve mudar no próximo dia 23, quando começa oficialmente a primavera.

Com o tempo seco e o calor, a hidratação deve ser reforçada. Crédito da foto: Emídio Marques (11/09/2019)

Cuidados

O calor excessivo requer alguns cuidados especiais no dia a dia. A recomendação é evitar realizar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h) e permanecer em locais protegidos do sol.

Também é orientado evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas e umidificar o ambiente para auxiliar no tempo seco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como adequados à saúde humana índices de umidade do ar iguais ou superiores a 60%. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos