Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba está com o estoque zerado das vacinas tetraviral e DTP

09 de Outubro de 2019 às 12:14

As vacinas tetraviral, DTP e pentavalente são aplicadas em bebês. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A rede pública de saúde de Sorocaba continua com o estoque zerado das vacinas tetraviral e DTP. A informação foi divulgada pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira (09).

Segundo o governo municipal, a cidade aguarda pelo recebimento dessas doses por meio do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE). Ainda não há uma previsão de entrega.

A tetraviral imuniza contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola e deve ser aplicada aos 15 meses de vida. Já a DTP protege contra difteria, tétano e coqueluche e deve ser aplicada em três doses - aos dois, quatro e seis meses.

Pentavalente

Ainda conforme a Prefeitura, o município recebeu recebeu  na tarde desta terça-feira (08) 1.600 doses da vacina pentavalente, que também estava em falta.

A previsão é que até esta quinta-feira (10) as doses estejam à disposição da população nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, quatro e seis meses.

Fornecimento de vacinas

As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde aos Estados, que por sua vez, as repassam aos municípios.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, o município mantém contato permanente com o governo estadual para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de encaminhamento de novas doses.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta da vacina pentavalente nos municípios decorreu da reprovação de lotes recebidos do laboratório Biologicals E Limeted India, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Visando proteger a população, o Ministério solicitou a não distribuição e exigiu a substituição dos lotes à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)