Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba é alvo de operação da PF contra crimes eleitorais

24 de Outubro de 2018 às 08:38

*Atualizada

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, com o intuito de coibir crimes relacionados às eleições de 2018, cumpriu um mandado em Sorocaba. Segundo a PF, a operação, denominada Olhos de Lince, executou nove ações simultâneas. Na cidade, uma pessoa é investigada por ter fotografado a urna eletrônica no momento da votação, o que caracteriza violação do sigilo do voto. A PF não divulgou informações sobre os investigados.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Além de Sorocaba, as diligências foram realizadas também em São Paulo, Uberlândia (MG) e Caxias do Sul (RS). Ainda foram lavrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência, com a intimação dos investigados, nos municípios de Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), Recife (PE) e Caxias do Sul (RS).

As ações, segundo nota, fazem parte das atividades realizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral CICCE/2018 e “são resultado do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal no acompanhamento das redes sociais, com o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito”.

Segundo a PF, para a identificação dos investigados, foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial que, por meio de critérios científicos, permitem a realização de análises e comparações das características faciais, tais como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos.

Na ação de ontem, são apurados pela PF, conforme o caso, os crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio, respondendo, os investigados, na medida de suas participações. (Da Redação)