Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba é a 9ª cidade de São Paulo em casos de furtos de veículos

25 de Abril de 2019 às 23:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba é a 9ª cidade de SP em casos de furtos de veículos Diariamente, quase cinco veículos são levados por ladrões. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (2/12/2016)

Sorocaba foi a nona cidade com maior número de furtos de veículos do Estado de São Paulo em 2018, com um total de 1.764 ocorrências, o que corresponde a quase cinco furtos de veículos por dia (4,83). O município concentrou 1,73% de todos os furtos de veículos registrados no Estado no ano passado.

Os dados constam do estudo divulgado na semana passada pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) sobre o perfil dos furtos e roubos de automóveis ocorridos em 2018 em todo o Estado. O levantamento tem como base as estatísticas criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

A pesquisa da Fecap aponta ainda que no Estado, em média, são furtados diariamente 203 carros e outros 77 são roubados. E ainda que a cada cinco minutos, um automóvel é roubado ou furtado no Estado.

São Paulo (41,46%), Santo André (5,06%), Campinas (4,42%), Osasco (3,31%), Guarulhos (3,19%), São José dos Campos (2,49%) e São Bernardo do Campo (2,19%) são as cidades com maior incidência de furtos de veículos no Estado. No ranking das dez cidades mais perigosas em relação a esse crime, Sorocaba está à frente apenas de Ribeirão Preto (1,58%) em relação ao número de ocorrências. Já em relação aos roubos de veículos, Sorocaba não aparece entre as dez cidades com maior incidência.

[irp posts="111786" ]

 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) informou, por meio de nota, que não comenta pesquisas cuja metodologia desconhece, mas argumentou que o trabalho em conjunto das policias Civil e Militar trouxeram resultados significativos para Sorocaba. “No primeiro trimestre deste ano, a região apresentou queda de 18,80% no roubo de veículos e 5,61% nos furtos da mesma modalidade. No mesmo período, 244 foram recuperados na região. A Polícia Civil de Sorocaba realiza diversas investigações visando apurar a autoria de crimes de roubos e furtos de veículos através de seus distritos policiais”, citou.

Furtos em detalhe

A pesquisa revela que os crimes de furtos ocorrem majoritariamente pela manhã, quando as pessoas deixam seus carros estacionados em locais próximos ao trabalho, escola ou academia. Esse período corresponde por 29% das ocorrências, seguido pelo período da noite com 24%. Além disso, 24% ocorrem à tarde, 14% de madrugada e 9% em hora incerta.

Segundo o estudo, as ocorrências de furto acontecem, em sua imensa maioria, em vias públicas (82,79%). Já os registros de furtos em estacionamentos, comércio, faculdade, residência somados não chegam a 6% de participação no total de ocorrências. Seguem os números: residência (2,83%), comércio e serviços (2,19%), estacionamento público (0,49%), unidade rural (0,23%) e outros (9,72%). Os dados são referentes aos furtos de automóveis ocorridos em todo o Estado em 2018. (Ana Cláudia Martins)