Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba continua com fila de espera para leitos de UTI Covid

22 de Junho de 2020 às 16:05
Marcel Scinocca [email protected]

UTI da Santa Casa recebe doação de R$ 20 mil Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019)

Sorocaba continua com fila de espera para UTI na rede pública municipal e estadual de saúde. Às 18h48 desta segunda-feira (22) havia uma pessoa aguardando uma vaga de internação para transferência para a Santa Casa, que tinha 100% de lotação em seus 30 leitos de UTI.

As informações são do diretor técnico da Santa Casa de Sorocaba, Fernando Brum, que também integra o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura de Sorocaba.

Na rede estadual, a ocupação de UTI nos dois hospitais estaduais também estava em 100% -- ou seja, sem capacidade para receber novos pacientes -- conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde às 18h42. De acordo com as informações, no hospital Adib Jatene, o Novo Regional, todas as 30 vagas estavam ocupadas. O mesmo ocorria com as 10 vagas do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Já o censo de vagas divulgado mais cedo (18h16) pela Prefeitura apontava a disponibilidade de três vagas de UTI na rede estadual e duas na Santa Casa.

Durante a tarde, conforme informou o jornal Cruzeiro do Sul, a fila de espera por UTI era ainda maior, com duas pessoas aguardando leito na rede municipal, Conforme informou Brum à noite, esses dois pacientes conseguiram as vagas na Santa Casa. É a primeira vez que a fila de espera para leitos de UTI ocorre na cidade desde o início da pandemia.

A UPH Leste, que é administrada pela Santa Casa, também tinha movimentação intensa na noite desta segunda-feira. “Na UPH Leste montamos uma estrutura adequada, que permite assistência. Pacientes ficam com toda a assistência necessária”, diz Brum.

Domingo

A Santa Casa é o local de referência para internações em UTI para a rede publica municipal. No domingo (21), a unidade já demostrava que estava próxima da lotação completa, com apenas duas vagas disponíveis.

O Adib Jatene -- Novo Regional -- tinha três leitos disponíveis, mas a unidade é referência para 48 cidades. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha todas as suas 10 vagas de UTIs, exclusivas para Covid-19, ocupadas. O hospital de campanha, que tem dois leitos de estabilização, apresentava uma ocupada.

Na rede privada, o Evangélico tinha 100% de ocupação. O Samaritano tinha duas vagas desocupadas, das 15 possíveis. Com também 15, o hospital Unimed tinha três disponíveis.

No total, contado todas as unidades públicas e privadas, a cidade tinha 101 pessoas internadas em UTI. A taxa de ocupação estava acima de 90%. (Marcel Scinocca)

[irp posts="263798" ]