Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba contabiliza cinco novos casos de sarampo em duas semanas

15 de Outubro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Os casos de sarampo em Sorocaba subiram de 40 para 45 no prazo de duas semanas, o que representa um aumento de 12,5%. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a zona oeste concentra a maioria dos casos, com 20 no total. Dentre os casos confirmados, 26 (57,7%) são do sexo masculino e a maioria está na faixa etária de 20 a 34 anos. A Secretaria da Saúde (SES) ainda aguarda resultado de 111 casos.

De acordo com a SES, os casos estão distribuídos em todas as áreas de Sorocaba, com maior incidência na regional leste e oeste. A pasta municipal recomenda a vacina como a melhor forma de prevenção da doença, tem sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de seis meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

Todas as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até 59 anos uma dose de vacina contra o sarampo. Pessoas acima de 60 anos não necessitam ser vacinadas.

Até o próximo dia 25, a campanha nacional de vacinação contra sarampo tem como focos as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 39 dias). Haverá ainda Dia D de mobilização nacional no sábado (19).

Entre os dias 18 e 30 de novembro a vacinação será para a faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D de mobilização nacional será em 30 de novembro para essa faixa etária.

Casos de dengue

Sorocaba também já confirmou este ano 1.055 casos de dengue. Foi confirmado um óbito pode dengue ocorrido em junho, sendo uma paciente do sexo feminino de 54 anos. <BF>(Ana Cláudia Martins)