Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba bate recorde de internações causadas pela Covid-19

21 de Julho de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba bate recorde de internações Gráfico mostra a evolução do número de moradores hospitalizados por suspeita ou confirmação de Covid-19. Crédito da foto: Arte / JCS

O número de pessoas internadas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus bateu recorde em Sorocaba no final de semana. Pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 200 moradores da cidade estavam internados em unidades de saúde da rede pública e privada.

O levantamento do jornal Cruzeiro do Sul considera dados a partir de 23 de março, no início da pandemia, quando a cidade tinha apenas 15 pessoas internadas. Todos os pacientes tinham suspeita do novo coronavírus e quatro deles estavam internados em UTI. Em 19 de abril, já eram 61 munícipes internados, sendo 12 em UTI, e em 19 de maio, o número subiu para 82, com 29 em terapia intensiva.

Após 30 dias, em 19 de junho, o total de pessoas internadas chegou a 143 e o de pacientes em UTI subiu para 49. No domingo (19) eram 223 pessoas internadas, com 80 em UTI. Os pacientes positivados para Covid-19 eram 95, e outros 128 tinham suspeita da doença.

Por outro lado, a boa notícia é que a ocupação de leitos de UTI recuou levemente, conforme a Prefeitura de Sorocaba. Apesar de bater recorde na semana passada, com 87 pessoas de Sorocaba em internações desse tipo, o total do fim de semana ficou entre 81, no sábado, e 80, no domingo.

Para o médico Fernando Brum, diretor clínico da Santa Casa e coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Sorocaba, a situação indica que o vírus está ativo. “A transmissibilidade é comunitária e a doença está disseminada na cidade, não havendo local exclusivo e nem classe social”, diz.

Conforme ele, os índices requerem que os cuidados sejam mantidos, evitando-se que a população mais suscetível seja acometida ao mesmo tempo. “Nos próximos dias poderemos definir se realmente estamos no platô de estabilização, no maior momento da pandemia ou se ainda falta mais um estágio”, dissocia.

Ontem (20), a cidade registrou número alto de munícipes internados em leitos clínicos e de UTI. Apesar de inferior a 200, foi o terceiro maior volume de internações: 197 pacientes. Conforme a Secretaria de Saúde (SES), 111 pessoas ocupavam leitos clínicos e 86 de UTI. Os dados levam em conta exclusivamente as pessoas que residem em Sorocaba.

Ocupação de leitos

De acordo com o censo de leitos da SES, ontem, dos 150 possíveis (Estado, município e rede privada), 125 estavam ocupados. Na rede pública, composta por 101 leitos de UTI (incluindo os seis de estabilização do hospital de campanha), 86 tinham pacientes. A rede privada, que possui 49 leitos de UTI, tinha 39 pacientes. Havia 100% de ocupação em UTI na Santa Casa (referência municipal) e no hospital Unimed (privado).

Com relação aos leitos clínicos, a cidade possui 186 possíveis e 135 estavam ocupados. Santa Casa, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Novo Regional Adib Jatene não tinham leitos disponíveis. Apenas o hospital de campanha tinha 26 leitos desocupados dos 75 existentes. A taxa de ocupação de leitos leva em consideração pacientes de outras cidades, além de Sorocaba. (Marcel Scinocca)