Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba atinge meta de vacinação contra a pólio

07 de Setembro de 2018 às 12:38

Sorocaba atinge meta de vacinação contra a pólio Imunização prossegue até o dia 14 nas 32 UBSs. Crédito da foto: Secom - Sorocaba

Sorocaba atingiu a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SES), até às 17h do último dia 5, foram aplicadas 58.353 doses, sendo 29.378 (95,01%) de pólio e 28.975 (93,70%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Atingir 95% de imunização entre as crianças de 1 ano a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) faz parte da missão de trabalho durante a campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo que foi prorrogada até o dia 14 de setembro nas 32 UBSs.

Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, destaca que “ainda precisamos atingir a meta contra o sarampo. Todos os pais que possuem crianças do público-alvo da campanha precisam levar seus filhos até a UBS mais próxima para receber a vacina”.

Contra o sarampo a vacina usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude. (Secom - Sorocaba)