Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba adota uso de oxímetros para monitorar pacientes com Covid-19

16 de Agosto de 2020 às 17:38

Sorocaba adota uso de oxímetros para monitorar pacientes com Covid-19 Equipamentos portáteis vão ser usados em pacientes atendidos por duas UBSs. Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Pacientes de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba passam a contar, a partir desta segunda-feira (17), com oxímetros nas residências para monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o uso do equipamento portátil vem como um reforço na Atenção Básica para assistência da saúde da população, de maneira simples e eficaz.

Inicialmente, os oxímetros vão estar disponíveis para pacientes das UBSs Vitória Régia e Ulysses Guimarães, ambas de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A pasta disse que a intenção é ampliar o projeto para outras unidades.

Sorocaba recebeu 139 oxímetros que foram doados pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) e pelo Instituto Estáter. Os aparelhos medem os níveis de oxigenação do sangue, permitindo melhor controle do quadro clínico.

“Na Covid-19, pode ocorrer o que chamamos de hipóxia silenciosa (queda nos níveis de oxigenação), quando a pessoa ainda não sente falta de ar. É nesse momento que a intervenção da equipe de saúde pode evitar a piora na evolução da doença. Nossa intenção é realizar o monitoramento para diminuir a gravidade e mortalidade”, explica a médica e gestora da Atenção Básica, Tatchia Garcia.

[irp posts="281714" ]

 

Monitoramento

A medição da quantidade de oxigênio no sangue, especialmente no tratamento à Covid-19, ainda segundo a pasta, deve-se à necessidade de monitorar a média antecipadamente a um possível comprometimento dos pulmões pela doença, para melhor chance de recuperação.

O uso do equipamento, completou a secretaria, será monitorado por técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Caso haja necessidade, pacientes serão encaminhados às unidades de saúde do município. O projeto tem a parceria e integração com o Núcleo de Urgência e Emergência (Nugue) e Santa Casa . (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)