Buscar no Cruzeiro

Buscar

Soldados do Tiro de Guerra doam sangue para Hemonúcleo

15 de Abril de 2020 às 00:01

Soldados do Tiro de Guerra doam sangue para Hemonúcleo Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (26/4/2018)

Sensibilizados com a notícia de que o estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo de Sorocaba está abaixo do necessário, cerca de 40 soldados do Tiro de Guerra de Sorocaba participam na manhã de hoje de uma ação solidária para estimular a doação de sangue.

A iniciativa é coordenada pelo chefe de instrução Flávio Lisboa Afonso e pelo instrutor do TG, Antonio José de Oliveira Santos, e atende a diretriz do Exército e do Comando da 2ª Região Militar “de estender a mão amiga sempre que a população mais necessita”.

De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue de Sorocaba (Colsan), que administra o Hemonúcleo em Sorocaba, o número de doadores, que já costuma ser baixo, sofreu uma queda drástica nas últimas semanas por conta da pandemia do novo coronavírus. A situação tem se equiparado aos períodos mais críticos, como de férias e fim de ano.

Para ser um doador é necessário atender a alguns requisitos como ter entre 16 e 69 anos, estar com mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação.

Conforme orientação da Anvisa, que atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, como forma de prevenção da Covid-19, ficam inabilitados os candidatos que viajaram nos últimos 30 dias para o exterior ou para áreas onde há registro de transmissão; aqueles que tiveram contato próximo com pessoas que viajaram para essas áreas, e todos aqueles que estiverem com febre ou qualquer sintoma gripal.

O Hemonúcleo de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. O local conta com estacionamento gratuito. (Felipe Shikama)