Buscar no Cruzeiro

Buscar

Soldado que evitou roubo em Sorocaba é homenageado pelo prefeito Crespo

20 de Setembro de 2018 às 07:00

Soldado Saulo Chrischner Lopes, o prefeito José Crespo e a primeira dama Lílian Crespo. Foto: Secom Sorocaba

O prefeito José Crespo (DEM) homenageou nesta quarta-feira (19) o soldado Saulo Chrischner Lopes, do 7º Batalhão de Sorocaba, que agiu em defesa da sociedade, durante uma tentativa frustrada de assalto, na noite de terça-feira, no Jardim Astro, zona leste da cidade.

A vítima, o secretário do Gabinete Central, Eric Vieira, reencontrou o policial e lembrou dos momentos de tensão que viveu. “Eu queria primeiramente agradecer ao Saulo por me garantir a vida. Eu nunca me imaginei passar por esta situação, só quem vive isso sabe como é terrível se sentir incapaz. Saulo teve atuação exemplar, obrigado”, disse, emocionado, Eric Vieira.

Representando os moradores de Sorocaba, a primeira dama Lilian Crespo entregou um brasão da cidade e ressaltou o cumprimento do papel do profissional da PM.

Polícia Militar

Para o comandante da Polícia Militar, Coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam na Segurança Pública da cidade e esta parceria com o poder público são importantes para fortalecer o trabalho do combate à criminalidade. “O policial tem formação e capacitação para agir como o soldado Saulo fez, as pessoas não imaginam a dificuldade que é uma ação destas. A polícia não tem a intenção de matar ninguém, não é para isso que somos formados, mas devemos proteger o cidadão do bem. Agora, o Saulo fará uma avaliação psicológica e vai passar por todos os procedimentos necessários para assim poder voltar ao trabalho”, disse Antonio Valdir.

Polícia Civil

O ato heroico também foi elogiado pela Polícia Civil, no discurso do delegado do Deinter7, José Aparecido Sanches Severo. “Este é um verdadeiro policial, está no sangue, merece esta homenagem. Também quero destacar aqui que este ato vindo do nosso prefeito, é importante para que a gente trabalhe mais fortalecido. O prefeito José Crespo é o responsável pelo trabalho integrado entre nós da Polícia Civil e Militar”, relatou.

O último a se manifestar foi o herói Saulo. Ele agradeceu o reconhecimento e orientou as pessoas a nunca reagirem a um assalto. “Fico feliz em ver o Eric bem. Agradeço aos meus comandantes e ao prefeito este ato e lembro que nós somos treinados para reagir ao assalto e essa é nossa conduta, mas espero que as pessoas façam como o Eric fez e nunca tentem combater este tipo de crime, confiando à Polícia Militar este papel”, finalizou.

O caso

A tentativa frustrada do assalto ocorreu na noite de terça-feira, no Jardim Astro. O soldado Saulo, da Força Tática de Sorocaba, que atua há 8 anos na corporação, seguia pela avenida São Paulo quando percebeu uma atitude suspeita de dois homens em uma moto. Os homens seguiram em direção ao mini mercado no bairro e esperaram a primeira oportunidade para agir. Saulo acompanhava a alguns metros de distância.

O secretário do Gabinete Central, Eric Vieira, saia das compras e foi surpreendido com a arma voltada para a cabeça e, sem reagir, entregou a chave do carro e voltou ao mercado. O policial esperou o momento exato para render os suspeitos, houve troca de tiros e os homens que tentavam o assalto foram baleados. Depois levados ao hospital, não resistiram. (Secom Sorocaba)