Buscar no Cruzeiro

Buscar

Software desenvolvido por startup de Sorocaba ajuda a monitorar Covid-19

02 de Abril de 2020 às 00:01

Uma startup que está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.

A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta. Ainda conforme ela, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.

Maria José explica, ainda, que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)