Sorocaba e Região

Sistema Integrabike passará por ajustes para voltar a atender a população

O serviço gratuito de bicicletas públicas compartilháveis será desativado por uma semana para ajustes
Mulher pedala em bicicleta do integrabike no Paço Municipal, em frente à Câmara de Sorocaba.
Mulher pedala em bicicleta do integrabike no Paço Municipal, em frente à Câmara de Sorocaba. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (25/8/2020)

O serviço gratuito de bicicletas públicas compartilháveis será desativado por uma semana para ajustes. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pela Prefeitura de Sorocaba.

Segundo o governo municipal, a empresa Tembici encerrou nesta segunda-feira (5) a operação na cidade. Consequentemente, a Prefeitura assumiu o Sistema Integrabike.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a suspensão dos empréstimos é necessária para que a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e a Urbes – Trânsito e Transporte, que operarão o sistema, possam receber as bicicletas que serão doadas pela Tembici. Também será preciso identificá-las como patrimônio público. As bicicletas também passarão por ajustes mecânicos para voltarem a ser utilizadas pelos usuários.

No período de transição, quando a Prefeitura assumir o serviço, o sistema de retiradas e devolução das bicicletas será alterado. Vale destacar que o direito ao uso das bicicletas continuará igual, ou seja, aqueles que possuem um cartão do transporte coletivo válido poderão emprestar as bicicletas, assim como as regras de uso.

As bicicletas estarão disponíveis nos locais onde foi detectada maior demanda de viagens com esse tipo de modal. Detalhes desses pontos, bem como a forma de empréstimos e devolução, serão divulgados em breve pelo governo.

Esse sistema vigorará até a realização da nova licitação, que deverá ser concluída até dezembro de 2020. A Urbes e a Semob esperam contar com a compreensão neste momento de transição que visa oferecer um serviço melhor e mais abrangente à população.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba é construir um sistema em que o poder público, de maneira inteligente e responsável, aproveite recursos da iniciativa privada. A ideia é otimizar os recursos públicos para ofertar o melhor serviço à população, por meio de um sistema ampliado, tecnológico, com novas estações e integrado para usuários do transporte coletivo e usuários eventuais. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

 

Comentários