Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sindicato segue definindo acesso de passageiros ao transporte coletivo

29 de Março de 2020 às 16:10

 

 

Neste domingo, entidade definiu que mais categorias também terão acesso ao transporte coletivo. Crédito da Foto: Fábio Rogério - Arquivo JCS (28/03/2020)

 

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou em nota, na manhã deste domingo (29), que trabalhadores de supermercados, farmácias, vigilantes bancários e funcionários da CPFL também terão acesso ao transporte coletivo em Sorocaba.

A entidade diz que a decisão foi tomada “ após avaliação junto à categoria”. A Prefeitura de Sorocaba foi questionada, pelo Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), sobre sua participação na decisão, bem como qual a orientação do poder público à população. A informação recebida foi de que a Urbes - Trânsito e Transportes, “vem acompanhando se o acordo firmado com o sindicato está sendo cumprido". Diz a nora que "inclusive solicitando à entidade da categoria que liberasse o acesso de todos os profissionais de serviços essenciais ao transporte coletivo”.

Ainda na nota, a Urbes reforça que o acordo firmado entre as partes – Prefeitura e Sindicato dos Condutores - prevê 40% do transporte coletivo em funcionamento, com tabela horária de domingo, das 5h às 21h. A medida contraria decisão expedida na última terça-feira (24), pela desembargadora relatora Rosemeire Uehara Tanaka, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (Campinas). Esta determinou que 60% da frota circule para manutenção do serviço de transporte público na cidade. “A Urbes reforça a necessidade das pessoas saírem de casa somente em casos de extrema emergência ou se forem profissionais de serviços essenciais para a população.”

A reportagem do Cruzeiro perguntou à Prefeitura que funcionários devem fazer a triagem dos passageiros, tanto nos terminais como nos pontos de ônibus – se os da Urbes ou das empresas de transporte. Também perguntou que documentos devem ser apresentados para os mesmos. Porém, não obteve respostas a esses questionamentos.

Já definidos

A nota do Sindicato dos Condutores aponta que essas novas categorias de trabalhadores somam-se às já definidas “em acordos firmados com empresas e poder público na semana passada". São elas trabalhadores na saúde pública e privada, segurança pública, em coleta de resíduos (lixo), Ceasa e Saae. Incluem-se, também, pessoas em tratamento contínuo de saúde, com consultas agendadas e as que precisam se deslocar até as unidades de saúde”. A medida, ainda segundo comunicado, é válida “para todos os setores e cidades que fecharam acordo para implantação do plano de segurança no transporte”.

Neste sábado (28), o jornal Cruzeiro do Sul mostrou que usuários do transporte coletivo de Sorocaba continuavam sendo barrados e impedidos de entrar nos ônibus e nos terminais. (Da Redação)