Buscar no Cruzeiro

Buscar

Setor de eventos faz arrecadação de alimentos na região de Sorocaba

14 de Abril de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]

Setor de eventos faz arrecadação de alimentos Drive-Thru Solidário busca doações para repassar aos trabalhadores da área de eventos. Crédito da foto: Divulgação

O setor de eventos tem enfrentado batalhas diárias para garantir o ganha-pão em meio a crise sanitária. Em razão da quarentena e dos protocolos de segurança estabelecidos para o combate ao novo coronavírus, esses profissionais - antes acostumados com apresentações e festas na região - agora se deparam com as dificuldades de manter seus sustentos diante as medidas de restrições do Plano São Paulo.

Com essa situação atormentadora, a Associação de Profissionais de Eventos de Sorocaba e Região (Apesor) promove o Drive-Thru Solidário, ação beneficente que tem como objetivo arrecadar alimentos para os profissionais mais prejudicados da área.

A próxima edição acontece nos dias 17 e 18 de abril, das 9h às 17h. Quem tiver interesse em participar pode ir até o Salão Donquiê e doar alimentos não perecíveis. O sistema de entrega é drive-thru, ou seja, a pessoa deixa a doação sem sair do veículo.

Aqueles que não têm carro ou moto também doar, basta pedir para o supermercado entregar as compras no local ou deixar o endereço com os organizadores para que a equipe busque. Somente a doação de alimentos é permitida. O Salão Donquiê está situado na avenida Roberto Simonsen, Santa Rosália, número 450.

De acordo com o proprietário do Donquiê, Manoel Luz, de 62 anos, mais de meia tonelada de alimentos já foram arrecadados no primeiro drive-thru, em 10 e 11 de abril. “Achei uma atitude espetacular. Como já existem outras ações parecidas, fiquei com receio da nossa não dar certo. Mas, graças a Deus, muita gente contribuiu. Recebemos doações até de pessoas que moram em cidades vizinhas, como Araçoiaba da Serra e Iperó. É um trabalho intenso, mas vale muito a pena”, diz.

Luz ainda destaca que há diversos colaboradores diretos e indiretos na área de eventos que não têm trabalho formal e dependem dos “bicos” para complementarem a renda. Com a suspensão das festas, essas pessoas enfrentam uma insegurança financeira muito grande.

“Em uma festa, geralmente, se contrata de oito a doze empresas para trabalhar. Em média, existem quatro pessoas por organização, logo, tem cerca de 40 pessoas trabalhando diretamente no evento. Sem contar indiretamente, como os fornecedores de bebidas. A cadeia produtiva é muito extensa. Foi a primeira a parar e será a última a voltar.”

Super especial

Um evento super especial está sendo organizado pela Apesor para aqueles que colaborarem no drive-thru. A iniciativa realiza cadastros para garantir a presença de pessoas que se solidarizaram com os profissionais do setor. Aqueles que contribuírem vão participar de uma festa depois da pandemia. O público será apresentado à associação para passar um momento de lazer e união junto aos profissionais de evento, conforme Luz.

“Assim que a pandemia da Covid-19 passar, nós queremos fazer uma festa onde possamos mostrar diversas linhas de atuações. Ainda não decidimos o tema do evento, mas queremos reunir todos: bandas, buffets, fotógrafos, cerimonialistas, entre outros.

Todos nós do setor comemorando, juntos a quem nos ajudou, em uma noite com muita música, alegria e diversão”, disse o empresário. Outros informações sobre o Drive-Thru Solidário podem ser obtidos pelos telefones 98188-0888, 99649-4226 ou 99166-5193. (Wilma Antunes)