Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sete bairros de Sorocaba ficarão sem abastecimento durante 6 horas

18 de Fevereiro de 2020 às 22:01

Sete bairros de Sorocaba ficarão sem abastecimento durante 6 horas O novo macromedidor será implantado numa rede de distribuição localizada no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba

Sete bairros da zona oeste de Sorocaba ficarão sem abastecimento de água, quinta-feira (20), entre 8 horas e 14 horas. As regiões afetadas serão Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Bárbara, Tropical, Ipiranga, Montreal, Abatiá e Wanel Ville.

A falta de abastecimento será motivada pelas ações do programa de combate e controle de perdas no sistema de distribuição de água de Sorocaba. Na ocasião, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instalará mais um aparelho macromedidor, o que exigirá a interrupção momentânea do abastecimento em sete bairros.

De acordo com a programação estabelecida pela autarquia, o novo macromedidor será implantado numa rede de distribuição localizada no cruzamento das ruas José Crespo Filho e Carmem Miranda. A área fica no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

Para que os reflexos da interrupção sejam minimizados, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manterem os reservatórios dos seus imóveis com capacidade máxima. Isso já deve ocorrer na véspera do trabalho programado. A população também deve fazer uso da água com a máxima economia.

Segundo o Saae, assim que a intervenção de implantação do macromedidor estiver concluída, a rede de distribuição interrompida será novamente colocada em carga. A partir de então, o abastecimento começará a ser retomado.

Objetivos

As ações do programa de combate e controle de perdas desenvolvido pelo Saae de Sorocaba incluem a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos diversos bairros. Os trabalhos permitem que o volume de água distribuído e medido em cada região seja confrontado com os volumes medidos nos micromedidores (hidrômetros) instalados nos imóveis, possibilitando a detecção e eliminação dos locais onde ocorrem as fugas de água e as fraudes no sistema.

[irp posts="218590" ]

 

O trabalho também inclui a implantação de válvulas redutoras de pressão nas redes de distribuição. Elas contribuem para minimizar as ocorrências de vazamentos e consequentemente para a diminuição dos índices de perdas de água na cidade. (Da Redação, com informações do Saae Sorocaba)