Sorocaba e Região

Serviços municipais abrem nesta quinta-feira em Sorocaba

Feriado da Revolução Constitucionalista foi antecipado para 25 de maio neste ano para reforçar o isolamento social
Serviços municipais abrem amanhã e bancos têm funcionamento facultativo
UPHs e demais unidades de saúde da Prefeitura devem atender normalmente. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

Os serviços públicos municipais vão funcionar normalmente em Sorocaba neste 9 de julho. Neste ano, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 foi antecipado para o dia 25 de maio, com intuito de incentivar o isolamento social e conter a propagação do novo coronavírus no Estado.

Já os bancos, que não aderiram à antecipação do feriado e previam o fechamento nesta data conforme seu cronograma anual, estão sendo orientados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a abrir.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, os serviços públicos funcionarão “normalmente”, considerando que desde o dia 22 de junho foi suspenso o atendimento presencial administrativo em virtude da fase vermelha do Plano São Paulo.

Orientação para as agências bancárias

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Julio César Machado, assinala que a orientação da Febraban é que as agências abram ao público no horário especial dos últimos meses, das 8h às 14h, mas a medida é facultativa e ainda não há consenso entre as instituições bancárias. “Tem banco que está propondo compensação de horas ou vai descontar hora negativa de quem está afastado”, assinala.

Leia mais  Associação Comercial de Sorocaba faz campanha para ajudar entidades

 

No dia 25 de maio, quando o feriado de 9 de julho foi antecipado, o índice de isolamento social ficou em 45% em Sorocaba, segundo os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo do Estado. O número ficou dentro da média registrada para as segundas-feiras do mês de maio — cerca de 43% –, porém abaixo do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 50%. O maior índice percentual de adesão ao isolamento social em Sorocaba, desde que foi implantado o Simi, foi registrado nos dias 12 e 19 de abril, com 57%.

Sem desfile

Outra consequência da pandemia de Covid-19 é o cancelamento do tradicional desfile cívico comemorativo ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. No final da tarde de ontem, a Prefeitura de Sorocaba divulgou nota informando que, para evitar aglomerações, o evento não será realizado neste 9 de julho. (Felipe Shikama)

Comentários