Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviços municipais abrem nesta quinta-feira em Sorocaba

08 de Julho de 2020 às 00:01

Serviços municipais abrem amanhã e bancos têm funcionamento facultativo UPHs e demais unidades de saúde da Prefeitura devem atender normalmente. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

Os serviços públicos municipais vão funcionar normalmente em Sorocaba neste 9 de julho. Neste ano, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 foi antecipado para o dia 25 de maio, com intuito de incentivar o isolamento social e conter a propagação do novo coronavírus no Estado.

Já os bancos, que não aderiram à antecipação do feriado e previam o fechamento nesta data conforme seu cronograma anual, estão sendo orientados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a abrir.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, os serviços públicos funcionarão “normalmente”, considerando que desde o dia 22 de junho foi suspenso o atendimento presencial administrativo em virtude da fase vermelha do Plano São Paulo.

Orientação para as agências bancárias

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Julio César Machado, assinala que a orientação da Febraban é que as agências abram ao público no horário especial dos últimos meses, das 8h às 14h, mas a medida é facultativa e ainda não há consenso entre as instituições bancárias. “Tem banco que está propondo compensação de horas ou vai descontar hora negativa de quem está afastado”, assinala.

[irp posts="268990" ]

 

No dia 25 de maio, quando o feriado de 9 de julho foi antecipado, o índice de isolamento social ficou em 45% em Sorocaba, segundo os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo do Estado. O número ficou dentro da média registrada para as segundas-feiras do mês de maio -- cerca de 43% --, porém abaixo do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 50%. O maior índice percentual de adesão ao isolamento social em Sorocaba, desde que foi implantado o Simi, foi registrado nos dias 12 e 19 de abril, com 57%.

Sem desfile

Outra consequência da pandemia de Covid-19 é o cancelamento do tradicional desfile cívico comemorativo ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. No final da tarde de ontem, a Prefeitura de Sorocaba divulgou nota informando que, para evitar aglomerações, o evento não será realizado neste 9 de julho. (Felipe Shikama)