Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Santa segue liturgia com celebrações pela internet

30 de Março de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]

Semana Santa segue liturgia com celebrações pela internet Crédito da foto: pxhere.com

A celebração do Domingo de Ramos foi diferente: os fiéis enfeitaram as portas e janelas de suas casas com ramos e recordaram a entrada de Jesus em Jerusalém, virtualmente. Pela segunda vez, a missa aconteceu on-line devido em respeito ao Plano São Paulo. Mesmo de longe, os católicos puderam se conectar e refletir.

As cerimônias foram realizadas nas paróquias, com equipe reduzida, e transmitida aos fiéis nas redes sociais. Stephani Zamparoni, coordenadora da Pastoral da Comunicação, disse que 500 pessoas acompanharam a live da paróquia de São Francisco de Assis, no domingo (28). Ela destaca que mesmo com o afastamento físico, há algo que une todos: a fé.

Desta vez, a celebração contou com um diferencial: a carreata de bênçãos. “Os fiéis vieram buzinando com os ramos nos carros. É uma ação para fazer com que eles se sintam pertencidos, aliás, para que todos nós sejamos conectados de alguma forma”, conta. O Domingo de Páscoa seguirá o calendário virtual da paróquia, segundo a coordenadora. A celebração deve acontecer no dia 4 de abril, às 10h, com transmissão no canal do Youtube.

Para o arcebispo Dom Julio Endi Akamine, passar a Semana Santa sem a presença dos fiéis, pela segunda vez, traz a sensação de tristeza. “Mas os cuidados são necessários”, disse o arcebispo. A transmissão foi feita na Catedral de Sorocaba, onde somente Dom Julio, um pároco e um seminarista estavam presentes. A Semana Santa da Arquidiocese segue on-line. Na quinta-feira santa, a missa acontece às 19h30; sexta-feira santa, às 10h, com o Sermão das Sete Palavras e, às 15h, a celebração da Paixão do Senhor; sábado, às 19h, tem Vigília Pascal e a semana se encerra com a missa no Domingo de Páscoa, às 10h. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)