Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Nacional de Trânsito tem início nesta sexta-feira (18)

18 de Setembro de 2020 às 00:01

Semana Nacional de Trânsito tem início nesta sexta-feira (18) Ocorrências de trânsito ainda matam duas vezes mais do que homicídios. Crédito da foto: Fábio Rogério (8/9/2020)

Tem início nesta sexta-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito, que apresenta, neste ano, uma série de debates on-line com especialistas do setor. O objetivo das atividades é incentivar o comportamento responsável para a prevenção de acidentes.

Os debates são realizados por meio do programa Respeito à Vida, gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Segundo o governo estadual, dez secretarias estão envolvidas em ações de conscientização e fiscalização.

Até a sexta-feira da próxima semana, dia 25, vão ser realizados painéis sobre legislações de trânsito, segurança viária e formação de condutores. Toda a programação está disponível no site www.semanadotransito.sp.gov.br.

Dados apontam que mais de cinco mil vidas são perdidas a cada ano em acidentes no Estado, apesar de reduções constantes nos índices. As ocorrências de trânsito ainda matam duas vezes mais do que homicídios, além de serem a principal causa externa de morte em São Paulo.

Conforme aponta o Infosiga SP, sistema que publica estatísticas mensais de acidentes e fatalidades, 94% dos acidentes fatais de trânsito são provocados por falha humana.

Os motociclistas lideram o número de óbitos nessas ocorrências. Vítimas com idade entre 18 e 29 anos correspondem a um quarto do total. Mais de 80% das mortes que ocorrem no trânsito são de homens.

Mesmo com campanhas permanentes de conscientização, a ingestão de álcool, a falta do cinto de segurança e o uso do celular na direção são apontados como comportamentos de risco que se repetem.

Em 2019, houve uma redução de 16% nas mortes causadas por acidentes de trânsito na comparação com 2015, o início da série histórica do Infosiga SP. São Paulo tem a segunda menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes do país (12,2 óbitos). A média nacional é de 15,7 mortes por 100 mil habitantes. (Da Redação)