Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana do Idoso começa nesta segunda com várias atividades

29 de Setembro de 2019 às 07:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Semana do Idoso será de amanhã até sexta O Clube do Idoso, na Vila Pinheiros, é um dos locais que recebem as atividades. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (18/5/2016)

Sorocaba terá uma série de atividades entre esta segunda (30) e sexta-feira (04) em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que é celebrado em 1º de outubro em todo o mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030 o Brasil terá mais idosos do que crianças entre zero e 14 anos. E até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos deve superar o de brasileiros com até 29 anos.

Em Sorocaba, de acordo com estimativa do Conselho Municipal do Idoso, a população de pessoas com 60 anos ou mais gira em torno de 88 mil. Para a professora e membro da entidade, Renata Marins, ainda faltam políticas públicas na cidade para dar mais qualidade de vida aos idosos. Ela afirma que a entidade deveria realizar uma pesquisa para saber exatamente quantos são e quem são as pessoas com mais de 60 anos do município. “Temos uma grande quantidade de idosos em Sorocaba, mas a cidade não está totalmente preparada para eles. Não sabemos o que eles desejam, pensam ou esperam. Temos só o Clube e a Chácara do Idoso para atender todo esse público, mas pode ser que em outras regiões do município exista uma grande quantidade de pessoas idosas e que não está sendo atendida como deveria”, pondera.

Programação

A partir de amanhã, haverá diversas atividades da Semana da Pessoa Idosa em Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), Universidade de Sorocaba (Uniso), Clube do Idoso e a Chácara do Idoso. As atividades são gratuitas, mas é preciso ter 55 anos ou mais. Somente para as oficinas é preciso fazer inscrição prévia pelos telefones 3233-9014 ou 3302-3737.

Semana do Idoso será de amanhã até sexta Aulas e oficinas de dança fazem parte da programação. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (27/9/2018)

As atividades incluem uma programação variada e extensa com palestras e oficinas sobre temas como saúde, alimentação, sexualidade, dança circular, coral e baile.

Os eventos serão no Clube do Idoso, localizado na rua Padre Lara de Moraes, na Vila Pinheiros; e Chácara do Idoso na rua Manoel Affonso, 64, na Vila Progresso.

A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura de Sorocaba, pelo endereço: https://bit.ly/2nVyRE7.

Universidade da Terceira Idade da Uniso

A Universidade da Terceira Idade da Uniso, em parceria com o Clube do Idoso de Sorocaba, também terá uma série de atividades gratuitas por conta da Semana da Pessoa Idosa. Serão atividades culturais, educacionais, físicas, entre tantas outras, desenvolvidas nos campus Trujillo e Seminário da Uniso, no Clube do Idoso e também no Sesc/Sorocaba.

Exatamente no dia 1º, a Universidade da Terceira Idade concentrará suas atrações no campus Trujillo, desde cedo até o final da tarde. Haverá palestras, apresentações musicais e também a apresentação do novo logotipo da Universidade da Terceira Idade.

Nos dias seguintes, as atividades prosseguem no campus Seminário. E na quinta (3) haverá ainda apresentação do grupo K3 (3ª idade), com a peça Teatral “(Des) conectados”, no auditório do Sesc. No Clube do Idoso, as atrações começam amanhã, e prosseguem até sexta (4). Mais informações pelos telefones: 2101-4061, 2101-4060 ou 2101-4008. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos