Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seis mil estudantes terão aula de empreendedorismo no 2º semestre

15 de Maio de 2019 às 22:41

Estudantes terão aula de empreendedorismo Ações foram apresentadas pelo gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins (em pé), no gabinete do prefeito Crespo. Crédito da foto: Fábio Rogério

Seis mil alunos de 10 escolas de ensino fundamental e integral da rede municipal de ensino de Sorocaba terão aulas de empreendedorismo no segundo semestre deste ano e a meta é ampliar o alcance da nova disciplina para os 30 mil alunos dessa faixa da educação em futuras etapas. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (15) como um dos itens do conjunto de ações de políticas públicas do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa da Prefeitura e do Sebrae-SP lançada ontem em encontro no gabinete do prefeito José Crespo (DEM).

“Ensinar 30 mil alunos significa a gente estar preparando esses estudantes para a vida”, disse o prefeito. Em julho, o Sebrae oferecerá capacitação aos professores para apresentarem o tema do empreendedorismo aos alunos incluídos nessa primeira etapa de implantação. A partir de agosto a disciplina correspondente passará a ser estudada em sala de aula. A metodologia prevê transmissão de conhecimento quanto a questões sobre as relações da sociedade com valores como o dinheiro, custos e até sustentabilidade.

Serviços e financiamentos

A meta do programa Cidade Empreendedora é estimular a economia local por meio de ações voltadas ao empreendedorismo. Estarão disponíveis durante a execução das ações, financiamentos a custo baixo para os micros e pequenos empresários, cursos, oficinas, supervisão e orientação para a gestão e criação de novas empresas. E uma série de serviços gratuitos que serão oferecidos aos pequenos e microempresários da cidade.

Uma dessas ações deve capacitar, a partir de junho, 300 empresários dos cinco setores mais buscados pelos empreendedores: alimentação fora do lar (bares e restaurantes); beleza e estética; vestuário (venda e confecção), serviços da construção civil e turismo. O programa vai contar ainda com o Agente Local de Inovação (ALI), que possibilita o aumento da captação de valor ao pequeno negócio, através da criação e entrega de soluções inovadoras. Também estão incluídas ações como o Via Rápida Empresa, missões empresariais, encontro de negócios, além do atendimento no Posto do Sebrae Aqui e na unidade do Sebrae Móvel.

O gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, fez a apresentação do programa e, ao falar das expectativas, disse que entre as metas estão a melhoria da gestão das empresas, o aumento do volume de negócios e criação de proximidade entre os empreendedores. “Estamos fazendo a integração do poder público com a iniciativa privada, e com isso a gente promove o desenvolvimento por meio das micros e pequenas empresas”, afirmou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda, Robson Coivo, afirmou que o “programa chega em um momento muito importante dada a situação econômica pela qual passa o país. Esse estímulo será levado aos empresários de nossa cidade e, ao mesmo tempo, motivar aqueles que desejam empreender”, disse. (Carlos Araújo)