Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seis linhas intermunicipais de ônibus da região de Sorocaba sofrerão reajuste

26 de Julho de 2019 às 08:00

Tarifas de ônibus sobem no domingo Reajuste é para linhas que passam por pedágios. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (22/7/2014)

Seis linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Sorocaba ficarão mais caras a partir do próximo domingo (28). Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o reajuste foi ocasionado pelo aumento nas tarifas dos pedágios no Estado de São Paulo. Ao todo, em todo o território paulista, serão afetadas 54 linhas.

Na região de Sorocaba, o reajuste será de R$ 0,05 para cinco linhas da empresa Rápido Luxo - entre Itu e São Roque, Araçariguama, Itu e São Roque, Mairinque e Itu, Itu Mairinque e São Roque, e Salto e Sorocaba (via Itu). Já a empresa VB terá uma linha com aumento de R$ 0,10 - entre Porto Feliz, Tatuí e Boituva.

Os reajustes ocorrerão também na Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte. Conforme a EMTU, as linhas que terão alteração nas quatro regiões metropolitanas são aquelas que passam por pedágios.

O custo do pedágio é acrescido nos valores das passagens das linhas metropolitanas, conforme o artigo nº 32, parágrafo 4º do decreto estadual nº 24.675/86. O cálculo é feito pela divisão do valor pago na praça de pedágio pelo número médio de passageiros por viagem. O objetivo é ressarcir as empresas concessionárias e permissionárias dessa despesa sobre a operação.

De acordo com a empresa, os passageiros estão sendo informados sobre as linhas que terão reajuste por meio de avisos afixados nos ônibus, mídias sociais e pelo site da EMTU. As relação completa do reajuste pode ser conferida clicando aqui.

Galeria

Confira a galeria de fotos