Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apoio no segundo turno das eleições divide lideranças políticas de Sorocaba

23 de Outubro de 2018 às 07:41
Ana Claudia Martins [email protected]

O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), afirma que apoia o candidato a governador João Doria (PSDB), chapa na qual o DEM, o seu partido, figura como vice (Rodrigo Garcia). Para presidente Crespo disse que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro, mas não justificou seu apoio. O Cruzeiro do Sul ouviu ainda seis presidentes de diretórios municipais sobre o apoio aos candidatos que disputam o segundo turno estadual e para a Presidência. Eles se mostraram divididos, principalmente em relação ao governo do Estado.

O presidente do diretório municipal do PSDB, João Leandro da Costa Filho, disse que em relação ao Doria é inquestionável o apoio do PSDB local. “Enquanto diretório estamos alinhados com a executiva nacional. Bolsonaro e Haddad destoam do que defende o PSDB e a nossa posição é de que ambos trarão enormes desconforto ao Brasil e aos brasileiros. Entretanto, respeitamos a posição daqueles que optaram por um dos candidatos, ressaltando que há uma resistência quase unânime em relação ao PT”, diz.

Já a presidente do MDB local, Cíntia de Almeida, afirma que a executiva do partido e filiados estão livres para manifestar o apoio para qual candidato desejarem, neste segundo turno, tanto para o governo estadual como para presidente.

O presidente do diretório municipal do Psol, Igor Tanaka, afirma que não apoia o candidato Doria ao governo estadual e tem voto crítico em Márcio França ou voto nulo. E para presidente o apoio é para a candidatura de Fernando Haddad (PT). “Tanto Doria quanto Bolsonaro têm uma agenda muito regressiva. Não posso ficar omisso à campanha que apoia a ditadura militar e a tortura. Então, apoiamos Haddad”, destaca.

A direção municipal do DEM encaminhou a seguinte nota: “O grupo político do DEM-Sorocaba, mantendo o compromisso de contribuir com a construção de um Novo Brasil, e, em sintonia com o sentimento nacional de mudança, apoia a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República no segundo turno da eleição. Para o governo do Estado, o DEM-Sorocaba segue firme com João Doria e Rodrigo Garcia”.

O presidente do diretório municipal do PCdoB, Helder Abud Paranhos, disse que para o governo paulista o partido apoia a candidatura de Márcio França. “Por ter propostas mais próximas da nossa ideologia partidária e por renovação da soberania do PSDB no Estado”, diz. E para presidente o apoio é para Haddad, principalmente pela candidata a vice Manuela D’Ávila, que é do partido. “Bolsonaro não representa as minorias, como os negros, a causa LGBT, entre outras”, afirma.

Deputados eleitos

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), reeleita para o seu quinto mandato, declara apoio ao candidato tucano João Doria ao governo paulista e a Jair Bolsonaro para presidente. “O PT, que institucionalizou a corrupção no País, deixou 13 milhões de desempregados. Já sabemos o que o PT pensa e como governa. Não queremos a esquerda governando nem São Paulo e nem o Brasil. Por isso sou Doria e estou Bolsonaro, a favor do País. Sou anti-PT e contra a corrupção”.

Já o também tucano deputado federal, Vitor Lippi, reeleito para o seu segundo mandato, segue na mesma linha. “Em São Paulo nós estamos trabalhando para que o João Doria seja eleito governador. Nós temos historicamente combatido a política instalada pelo PT e não seria diferente neste momento. O desemprego, o déficit fiscal, o endividamento da população, muitas empresas fechadas, nos provocam a apoiar o Bolsonaro neste segundo turno, vou cobrar para que ele seja um presidente reformista e que consiga fazer as medidas que o Brasil precisa”, afirma Lippi.

Os também deputados reeleitos pelo PSB declararam apoio ao colega de partido o candidato Márcio França para o governo estadual. Para presidente ambos também apoiam a candidatura de Bolsonaro. O federal Jefferson Campos disse que conhece o trabalho de França e acompanha sua trajetória política desde o início, quando ele foi prefeito no litoral paulista. E em relação à candidatura de Bolsonaro, Campos disse que as ideias defendidas por ele são coerentes com os valores defendidos pelos brasileiros como contra a legalização do aborto, a defesa da família, entre outras bandeiras.

Já o deputado estadual Carlos Cezar compartilha os mesmos apoios. “Para assumir a liderança do Estado de São Paulo, estou com Márcio França. Conheço seu trabalho e tenho plena confiança em seus projetos. Para presidente, meu voto vai para Bolsonaro. Minha bandeira é o Brasil e, para que o Brasil mude de verdade, precisamos de líderes que defendam a família, a educação, a vida e especialmente a segurança do nosso povo”, disse.

O recém-eleito deputado estadual pelo PSL, agente federal Danilo Balas, afirma que já retornou ao trabalho na Polícia Federal e que por se tratar de uma instituição que fiscaliza as eleições, ele não se posicionará sobre o segundo turno das eleições para o governo estadual. E para presidente declara o seu apoio a Bolsonaro, por meio de sua página na rede social Facebook. O também recém-eleito deputado federal pelo PP, o capitão da PM Guilherme Derrite não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno do governo paulista. “Enquanto não houver assertividade, propostas claras, principalmente quanto à saúde, educação e segurança pública, não há como me manifestar no pleito estadual como faço em relação aos candidatos à Presidência. Por ora, posso dizer que meu partido é o Brasil, e meu presidente é o incorruptível capitão do Exército Jair Bolsonaro”, diz.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos