Sorocaba e Região

Segunda-feira (6) é último dia para regularizar situação eleitoral

De acordo com o TRE, 1.117 títulos eleitorais em Sorocaba podem ser cancelados
Segunda-feira é último dia para regularizar situação eleitoral
O não comparecimento do eleitor para regularizar sua situação implicará no cancelamento automático da inscrição. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Termina no dia 6 de maio o prazo para regularização da situação eleitoral daqueles que não votaram e nem justificaram nos três últimos pleitos. Em Sorocaba, o Cartório Eleitoral atenderá nesta sexta (3) e segunda-feira, das 12h às 18h. Também é possível agendar o atendimento no Poupatempo. Atualmente a cidade contabiliza 466.772 eleitores aptos a votar.

Leia mais  Sem biometria, 80.109 não podem votar em Sorocaba

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são passíveis de cancelamento 1.117 títulos eleitorais em Sorocaba pelo não comparecimento nos três últimos turnos. Para efetuar a regularização basta comparecer ao cartório portando documento original com foto, comprovante de endereço e o título, caso o tenha. Também é necessário pagar multa de R$ 3,51 a cada turno em que o eleitor não votou ou justificou a ausência. O agendamento pode ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br.

Biometria

Dos 88.109 sorocabanos que tiveram a validade do título suspensa por não terem feito o cadastramento biométrico, 54.488 continuam com na mesma condição. Nesse caso, segundo o TRE, o eleitor tem até abril do ano que vem para regularizar a sua situação. O procedimento envolve coleta das digitais, fotografia e atualização dos dados pessoais.

O eleitor que estiver com o título suspenso, seja por falta de cadastramento biométrico ou não comparecimento aos três últimos turnos, não poderá votar nas próximas eleições, além de outras possíveis restrições, como não conseguir participar de concurso público e adquirir passaporte. Para verificar se há pendências ou se está quite com a Justiça Eleitoral, o cidadão pode consultar o site do TRE ou ir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

Novidade

O título de eleitor em novo formato começará a ser entregue em todos os postos do Poupatempo a partir deste mês. O documento será impresso em papel sulfite branco com dados de filiação do eleitor e código de validação (QR Code) no lugar da assinatura. A mudança na forma de emissão atende resolução Nº 23.562, de 22 de março de 2018 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida é válida para quem vai fazer o título pela primeira vez. O modelo do título eleitoral atual, nas cores verde e branca, permanece válido, podendo ser emitido enquanto houver disponibilidade de material nas unidades da Justiça Eleitoral.

Nos postos Poupatempo, a mudança já começou em fase de testes na unidade Santo Amaro, em São Paulo, e, a partir deste mês, passa a valer para todas as unidades que prestam serviços eleitorais no estado, incluindo Sorocaba.

e-Título

Para ter acesso à versão digital do título, o eleitor precisa ter os dados do documento, após as informações terem sido processadas pela Justiça Eleitoral. O aplicativo e-Título para celulares está disponível gratuitamente nas lojas App Store (sistema IOS) ou Google Play (sistema Android). Basta preencher os dados na página inicial. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há estatísticas por município, mas em todo o Estado de São Paulo 2 milhões de eleitores já baixaram o aplicativo. (Larissa Pessoa, com informações da Agência Brasil)

Comentários