fbpx
Sorocaba e Região

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta segunda (22)

Quatro novos grupos deverão ser vacinados nas UBSs de Sorocaba
Começa 2º etapa da campanha contra gripe
Campanha segue nas UBSs até final de maio. Professores e idosos agora também devem ser imunizados. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (10/4/2019)

Começa nesta segunda-feira (22), em Sorocaba, mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Agora também deverão ser imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, e profissionais da área de Saúde. Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, continuarão sendo vacinados nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 31 de maio.

De acordo com a Secretaria de Comunicação e Eventos, também está previsto que o sábado, dia 4 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana. As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%. O endereço e horário de funcionamento das UBSs pode ser conferido através do link saude.sorocaba.sp.gov.br.

Até às 17h da última segunda-feira (15), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), imunizou 5.415 pessoas na cidade. O público prioritário que mais se vacinou foi a de crianças de seis meses a menores de seis anos (4.065), seguido das gestantes (1.159) e por último, as puérperas (191).

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a temporada de 2019 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contém cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por três cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

Prevenção

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis. Evite tocar a boca e o nariz. Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas. Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios. (Secom Sorocaba)

Comentários

CLASSICRUZEIRO