Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário anuncia mais ruas de Sorocaba que poderão ter as calçadas ampliadas

23 de Fevereiro de 2019 às 05:01
Marcel Scinocca [email protected]

Secretário anuncia mais ruas para ter as calçadas largas Álvaro Soares é uma das ruas do Centro no plano da Prefeitura para alargamento de calçadas - Foto: Erick Pinheiro (24/12/2018)

Além da Penha, as ruas Souza Pereira, Álvaro Soares, Monsenhor João Soares e 7 de Setembro estão nos planos da Prefeitura de Sorocaba para receber o projeto de ampliação de calçadas. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (22) pelo titular da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, logo após a audiência pública da Câmara que debateu as mudanças no Centro da cidade.

A rua da Penha, com teste já em andamento até 5 de março, conforme Fioravante, será o modelo para as demais vias. “Nós já estamos com o projeto de topografia pronto, para depois já começar a iniciar as obras, para já fazer, de fato, em definitivo a ampliação das calçadas”, disse sobre a via. Quando questionado sobre a previsão de quando a rua da Penha esteja com calçada ampliada em definitivo, Fioravante foi enfático. “Nós queremos até o Natal que a rua da Penha esteja totalmente resolvida para ser mais um corredor de comércio. A rua da Penha está fadada a ter modificações severas”, lembrou.

O secretário abordou as novas vias que poderão passar pelo processo. “Aí, nós vamos para a Souza Pereira, Álvaro Soares, Monsenhor João Soares e 7 de Setembro. Vem junto com os trabalhos que estamos fazendo de implantação do BRT. São ruas que vão sofrer modificações até para receber os equipamentos públicos de maior capacidade. A rua da Penha é um modelo, porque dando certo na rua da Penha como está dando, nas outras vias nós não vamos eliminar o estacionamento na sua totalidade. Então, a próxima rua com maior problema que a gente vai ter será a rua 7”, afirmou. Segundo o secretário, serão realocados alguns estacionamentos da via para ruas paralelas. A expectativa é que a via tenha duas faixas para deslocamento de veículos, sem estacionamento, como ocorre atualmente.

[irp posts="77817" ]

 

Fioravante comentou que há a previsão de instalação de bolsões para o estacionamento de veículos. “Os bolsões serão antes disso -- das vias que terão a calçada ampliada. Perto da Frei Baraúna, perto do Mercado (Mercado Municipal), perto da Rodoviária.” Por fim, o secretário defendeu que as pessoas caminhem mais. “Que as pessoas se mobilizem um pouco mais para atingir o centro da cidade. O Centro sempre foi competitivo, sempre teve preço diferenciado de shopping. Mas é como São Paulo: você para o carro na 25 de Março? Não para. Então, nós saímos daqui para fazer compra na 25 de Março e andamos a pé, lá, com um monte de sacola. Sorocaba é uma realidade, logo temos que pensar como uma cidade grande e andar um pouquinho mais.”

Audiência pública

Na sexta (22), durante a audiência pública que tratou do tema, em especial o caso da rua da Penha, o vereador Hudson Pessini (MDB), que presidiu o evento, destacou que os testes feitos em duas quadras da via surpreenderam lojistas e frequentadores do Centro. Ele solicitou que a população seja ouvida antes o início das obras. “Acho que as principais dúvidas sobre a questão foram contempladas. Essas transformações são naturais”, disse após o evento. O vereador defendeu que as mudanças sejam feitas, mas que elas ocorram para beneficiar a região. Há uma comissão especial da Câmara para acompanhar o caso. A audiência pública durou cerca de duas horas e meia e contou com munícipes e algumas entidades, além de três vereadores, além de Pessini.