Sorocaba e Região

Secretaria de Políticas sobre Drogas é inaugurada em Sorocaba

O titular é o delegado licenciado José Humberto Urban Filho
O novo secretário José Humberto Urban Filho e o prefeito de Sorocaba, José Crespo. Foto: Emídio Marques

A Secretaria de Políticas sobre Drogas de Sorocaba foi inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira (13), em solenidade na sede da pasta, localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. O titular é o delegado licenciado José Humberto Urban Filho.

O evento contou com presença do prefeito José Crespo (DEM), autoridades, membros do Judiciário, vereadores, representantes das polícias militar e civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, entre outros.

De acordo com Urban, a criação da pasta representa a “defesa de uma bandeira importantíssima”. Ele aponta que, com a secretaria, haverá mais autonomia na elaboração de projetos e enfrentamento às drogas, com menos dependência dos governos estadual e federal — já está em andamento, por exemplo, um mapeamento chamado de “cena aberta de uso de entorpecentes em Sorocaba”, para identificar as principais áreas de consumo e venda de drogas.

A pasta fica em local anexo à Secretaria de Assistência Social. Foto: Emídio Marques

Ainda assim, apesar da autonomia, o secretário, que já participou de reunião com o ministro Sérgio Moro em Brasília, deve encontrá-lo novamente na capital federal nas próximas semanas, para apresentar projetos em busca de verba para executá-los. Urban afirma que já existem ideias suficientes para o desenvolvimento de ao menos sete propostas.

As frentes de trabalho, segundo o titular da pasta, serão baseadas em “prevenir, atender e cuidar”. “A secretaria é uma ‘secretaria meio’, vamos trabalhar conjuntamente a outras pastas”, afirma ele, considerando o novo desafio como “uma porta aberta por Deus”.

Os componentes da Secretaria de Políticas sobre Drogas são servidores estatutários (10 ao todo). A pasta fica em local anexo à Secretaria de Assistência Social (Sias).

Comentários