Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria da Saúde detalha testagem da população para Covid-19 em Sorocaba

02 de Julho de 2020 às 00:11
Ana Claudia Martins [email protected]

Entrevistadores coletam amostra de sangue com punção digital e aplicam questionários. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) esclareceu que um 1.920 pessoas serão testadas para novo coronavírus (Covid-19) na cidade, por amostragem, de acordo com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A ação começou terça-feira (30), nas 32 UBSs. O objetivo é estimar o percentual da população local que apresenta anticorpos contra a Covid-19 (infectados já recuperados), projetando cálculos de letalidade da doença e fortalecendo as estratégias de combate à pandemia.

Conforme a SES, foram recebidos, para tal ação, 9 mil testes rápidos. Mas para a testagem por amostragem de moradores serão usados somente 1.920. O total dos 9 mil se refere à soma de todos os grupos a serem testados: servidores da Secretaria da Saúde e da Guarda Municipal, moradores e colaboradores dos abrigos municipais de longa permanência para idosos, amostragem dos moradores dos territórios das 32 UBSs, população em situação de rua e instituições que acolhem crianças e adolescentes.

No âmbito das UBSs, o inquérito sorológico se dá com sorteio aleatório de 60 pessoas por unidade, por meio do Sistema de Informação de Saúde. Caso a pessoa não queira participar, outro cidadão será selecionado.

O exame é realizado com amostra de sangue, obtida através de uma punção digital. Além da testagem para Covid-19, são aplicados questionários com informações dos participantes.

Afastamentos

A SES informou que sete Guardas Civis Municipais (GCMs) estão afastados de suas funções: um foi positivado para Covid-19 e seis aguardam resultados. Há, ainda, dois fiscais de saúde pública e sete servidores com resultado positivo. Os números se baseiam nas informações que o ambulatório recebe das chefias dos servidores. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)