Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria da Saúde de Sorocaba inicia testagem da população

01 de Julho de 2020 às 00:01

SES inicia testagem da população Crédito da foto: AFP / Andrej Isakovic

Com o objetivo de estimar o percentual da população de Sorocaba que apresenta anticorpos contra a Covid-19, considerados infectados já recuperados, a Secretaria da Saúde (SES) iniciou nesta terça-feira (30), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a testagem rápida para inquérito populacional do novo coronavírus.

Os inquéritos sorológicos ocorrem nas áreas de abrangência das 32 UBSs, com sorteio aleatório de 60 pessoas por unidade, por intermédio do Sistema de Informação de Saúde. Caso a pessoa não queira participar, outro cidadão será selecionado aleatoriamente.

O exame é realizado com amostra de sangue, obtida através de punção digital. Além da testagem para Covid-19, são aplicados questionários com informações dos participantes: sexo; idade; escolaridade do respondente e da pessoa com maior grau de instrução no domicílio; cor da pele autorreferida; sintomas potencialmente relacionados à Covid-19 nos 15 dias anteriores à entrevista; presença de comorbidades; utilização dos serviços de saúde nos últimos 15 dias e medidas de distanciamento de social adotadas.

A SES acredita que a ação possibilitará projetar cálculos precisos da letalidade da doença, através das estimativas do percentual de infectados, além de ajudar a fortalecer as estratégias adotadas pela cidade no combate à Covid-19.

Sorocaba testou servidores da Saúde e da Guarda Civil, além de colaboradores dos abrigos municipais de longa permanência para idosos. Após os testes aplicados em amostragens da população nos territórios das 32 UBSs, haverá mais duas fases: entre as pessoas em situação de rua e nas instituições que acolhem crianças e adolescentes. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)