Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sebrae tem 20 mil vagas para cursos gratuitos de inovação

12 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sebrae tem 20 mil vagas para cursos gratuitos de inovação Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, esteve nesta quinta-feira (11) em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (11/2/2021)

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para 20 mil vagas de cursos gratuitos de gestão e inovação para empreendedores de Sorocaba e região. Podem se inscrever pessoas que planejam a abertura do negócio próprio, e também quem já tem empresa aberta e busca orientação para organizar o empreendimento. Atualmente, Sorocaba e região possuem cerca de 145 mil microempreendedores individuais (MEIs) ativos.

O anúncio da abertura das vagas foi feito nesta quinta-feira (11), pelo presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, durante visita ao escritório Regional do Sebrae, em Sorocaba. Segundo Meirelles, o número de vagas abertas para os cursos gratuitos é 10 vezes superior ao total disponibilizado no ano passado para a região de Sorocaba. “O grande desafio para este ano é garantir que os pequenos negócios se mantenham ativos, voltem a faturar nos níveis de antes da pandemia e consolidem a retomada com mais fôlego”, destaca Meirelles.

As inscrições para os cursos gratuitos já estão abertas e 30% são de cursos técnicos, que serão ministrados pelo Senac e Senai. E 70% das vagas são para cursos de gestão, ministrados pelo Sebrae-SP. Na região de Sorocaba, são 19 mil vagas ao longo do ano. Os cursos estão focados na capacitação, presencial e remota (EAD, whatsapp e webaula), em gestão e técnica, formalização, acesso à tecnologia e ao crédito, além da abertura de novos mercados.

As outras mil vagas são do programa Agente Local de Inovação (ALI), que promove o acesso de pequenos negócios à inovação tecnológica, pilar da estratégia de atendimento do Sebrae-SP. Nele, durante quatro meses, e gratuitamente, os agentes acompanham a empresa, realizam diagnóstico e propõem plano de ação de inovação em processos, produtos e/ou gestão. Em Sorocaba, a meta é atender em 2021 micro e pequenas empresas, do comércio, da indústria e de serviços.

Tipos de cursos

Para quem está buscando iniciar um negócio, a opção é o curso “Descomplique”. Os participantes recebem orientações sobre comportamento empreendedor, tipos de empresa e como se formalizar, modelo de negócios Canvas, plano de marketing e estratégias, e controles e indicadores financeiros.

Aqueles já formalizados podem se inscrever nos cursos “Organize seu negócio”, “Pronto para crescer” e “Enfrentar”. Outras informações sobre os cursos e as inscrições estão disponíveis no Sebrae em Sorocaba, na avenida General Carneiro, 919, ou pelos telefones 3229-0270 e 0800 570 0800.

24,4 mil novos MEIs

Sorocaba e região foram responsáveis em 2020 por 24,4 mil novos microempreendedores individuais (MEIs). O número representa 5,55% a mais do que o total de MEIs em 2019 na região de Sorocaba, segundo dados do Sebrae-SP.

Além disso, das mais de 15 mil micro e pequenas empresas que receberam capacitação e orientação dos especialistas do Sebrae em 2020, 73% aumentaram ou mantiveram seu faturamento, e 72% diminuíram os custos.

Dados do Sebrae-SP revelam ainda que até o final de 2020 foram abertas 3,4 milhões de novas empresas no país, sendo 2,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). Já no estado de São Paulo foram 518,7 mil. Com isso, o MEI representa quase 80% das empresas abertas no ano de 2020. (Ana Cláudia Martins)