Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde faz ação para orientar sobre o câncer de próstata em Sorocaba

14 de Novembro de 2018 às 06:30

Saúde faz ação para orientar sobre o câncer de próstata O objetivo da campanha é incentivar homens a fazer exames de prevenção à doença. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS

A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba vai iniciar nesta quarta-feira (14) uma série de atividades dentro da campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é fortalecer o empenho e a assistência no serviço de saúde pública aos homens. As atividades acontecerão até dia 30 deste mês por meio dos servidores municipais e parceiros voluntários.

Segundo a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, a programação visa à saúde dos homens e é para sensibilizar a conscientização da prevenção do câncer de próstata. “A intenção é que essa promoção da saúde não aconteça apenas em campanhas, mas que ocorra de forma trivial e se torne costume da população masculina”, disse ela.

Segundo nota da Prefeitura, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros após o tumor de pele não melanoma. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão 68.220 novos casos da doença em 2018, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria dos pacientes se concentra nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste.

O médico oncologista e gestor técnico da SES, Lúcio Neves, ressalta que homens a partir de 40 anos de idade com histórico familiar da doença devem procurar atendimento médico nas UBSs ou no Ônibus Azul. Pacientes sem sintomas e sem casos na família, devem procurar a assistência urológica a partir dos 50 anos de idade. Homens com sintomas urológicos devem procurar unidades de saúde o mais breve possível, independente da idade.

“Se for realizar investigação para diagnóstico precoce de câncer de próstata, é de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá mais informações para a indicação da biópsia de próstata”, destacou o oncologista. Lúcio Neves acrescentou que “para prevenir a doença, o homem deve praticar exercícios físicos e manter hábitos alimentares saudáveis”. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)