Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque registra 32 casos suspeitos de coronavírus e anuncia medidas

23 de Março de 2020 às 10:13
Ana Claudia Martins [email protected]

Estado de São Paulo descarta 10 casos suspeitos de coronavírus Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz analisam o genoma do novo coronavírus. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

 

A Prefeitura de São Roque anunciou neste domingo (22) novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade e publicará, ainda nesta segunda-feira (23), um decreto complementar com novas medidas.

O município, até o momento, conta com 32 casos suspeitos de coronavírus. No domingo, o Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu três novas notificações de suspeitos de coronavírus, sendo um de São Roque, um de Mairinque e um de Ibiúna.

Segundo a Vigilância, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. “Até o momento, a cidade registrou 42 notificações para casos suspeitos (35 de São Roque e sete de outras cidades). Das notificações, três tiveram resultados negativos. Nenhum óbito foi registrado".

Novas medidas

Entre as novas medidas que serão publicadas nesta segunda-feira (23), por meio de decreto complementar do prefeito de São Roque, Claudio Góes, estão a suspensão do atendimento na Prefeitura e repartições públicas, exceto nas áreas de Saúde, Segurança e Serviços Essenciais; trabalho do funcionalismo em sistema de plantão e home-office; e fechamento de hotéis, pousadas, sítios de lazer e similares.

Além disso, os atendimentos nos Centros de Referência e Atendimento Social (Cras) passarão a ser em regime de plantão, das 10h às 12h, somente para demandas do Cadastro Único (CadÚnico) e de urgência; e no Creas também em regime de plantão, pelo telefone (11) 99380-7011.

O decreto complementar ainda inclui a prorrogação dos pagamento das taxas de licença, de anúncio e do Imposto Sobre Serviço (ISS); recomendações quanto aos atendimentos nos supermercados e estabelecimentos comerciais, para conter aglomerações e evitar contaminações; permissão para abertura das padarias, sem consumo no local; permissão para abertura dos açougues, porém sem comercialização de assados ou preparados (carnes temperadas, empanados e outros); suspensão da prestação de serviços, exceto das relacionadas à saúde e segurança, como hospitais, clínicas médicas e veterinárias, lavanderias, limpeza e segurança privada; liberação para abertura das oficinas mecânicas, borracharias e elétricas, porém, para atendimento a portas abaixadas, atendendo serviços essenciais e à população em casos urgentes (para funcionamento do veículo).

A Prefeitura de São Roque informa ainda que as definições sobre funcionamento dos bancos não é de competência da Prefeitura de São Roque.

O prefeito Claudio Góes reuniu-se neste final de semana com diretores da Prefeitura para definir as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, consoantes com as determinações anunciadas pelo governo do Estado na semana passada. “A primeira decisão foi o decreto de quarentena imediata no município, que segue até o dia 7 de próximo mês. Desta forma, o comércio continuará fechado, podendo exercer suas atividades por sistema delivery). Poderá abrir as farmácias, supermercados, mercados, mercearias, postos de combustíveis, feiras-livres, distribuidoras de gás, padarias, açougues e casas de ração”, diz a Prefeitura.