Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque inova para comemorar 363 anos

16 de Agosto de 2020 às 00:01

São Roque inova para comemorar 363 anos Igreja matriz de São Roque. Crédito da foto: Emídio Marques (13/8/2009)

As comemorações do aniversário de 363 anos de São Roque e do dia do santo padroeiro da cidade estão bem diferentes para os moradores acostumados a participar dos festejos. As procissões, barracas de alimentação e desfiles não foram realizados, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Já as tradicionais cerimônias religiosas foram mantidas, mas com adaptações. As Festas de Agosto, como são chamadas as celebrações no município, tiveram que ser modificadas por conta dos protocolos sanitários adotados para frear a disseminação da Covid-19.

Seguindo orientações da prefeitura, dos organizadores e do Conselho Paroquial da Paróquia São Roque, o desfile de Entrada dos Carros de Lenha, as barracas de alimentação e os shows da Praça da Matriz foram cancelados, assim como as procissões tradicionalmente realizadas nesse período.

Já as festividades religiosas, como novenas e missas, foram mantidas, mas com transmissões ao vivo nas redes sociais e sem a presença do público. Para este domingo (16), dia do aniversário e do santo padroeiro, celebrações em honra a São Roque vão ser realizadas na Igreja Matriz, às 10h, 14h e 17h.

O comunicado oficial sobre as Festas de Agosto, divulgado no mês passado, apontou as alterações de programação e pediu a colaboração da população. “Este ano, porém, as circunstâncias exigem cautela, responsabilidade e sacrifício”, destacou o documento.

[irp posts="173061" ]

 

Por conta das restrições e do cancelamento das barracas de alimentação, um grupo de comerciantes achou uma forma de manter parte da tradição das Festas de Agosto e passou a adotar os sistemas delivery e drive thru para atender os consumidores. Alguns comerciantes e moradores enfeitaram estabelecimentos e casas, mesmo sem as festividades. “É um período atípico, onde não temos as tradicionais Festas de Agosto e nem as procissões lotando as ruas da cidade. Porém, vemos que o sentimento de comemoração e agradecimento por mais um ano superado se faz presente em diversos atos, seja nas missas on-line, lives ou nas inúmeras casas enfeitadas”, afirma Márcio Feltrin, diretor de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer da prefeitura.

Potencial

Considerada uma cidade de economia diversificada, São Roque é conhecida pelas atividades nas áreas industrial, comercial e de serviços. A partir do título de Estância Turística, conquistado em 1990, o município fortaleceu a rede hoteleira e gastronômica.

Segundo a prefeitura, um dos fatores que beneficia o turismo na região é a natureza, já que o município tem 40% do território coberto por Mata Atlântica.  A cidade ficou conhecida como “Terra do Vinho” por conta da vitivinicultura, atividade impulsionada a partir de 1889, com o trabalho de imigrantes italianos e portugueses na região, mas que só ganhou importância econômica a partir de 1936. (Erick Rodrigues)