Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa teve atividades em homenagem à mulher

15 de Março de 2020 às 00:01

Santa Casa teve atividades em homenagem à mulher Dermatologista Bruna Barros palestrou sobre a autoestima. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (13/3/2020)

A Santa Casa de Sorocaba promoveu na sexta-feira (13) a palestra “Mulheres Apaixonantes - O segredo da autoestima”, como encerramento das atividades que realizou durante a semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com lideranças femininas de várias áreas como vereadoras, representantes de conselhos municipais e de entidades ligadas à mulher.

Conforme o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, é o terceiro ano consecutivo que as mulheres -- funcionárias e pacientes -- são homenageadas pelo hospital. As atividades tiveram início no dia 6 de março e contaram com palestras, distribuição de brindes, um café da manhã especial, limpeza de pele e maquiagem, entre outros.

Na última sexta, a abertura foi feita pelo padre Flávio, que falou sobre o machismo camuflado que existe entre as próprias mulheres, o que conforme ele é inadmissível. “São gestos aparentemente pequenos no dia a dia mas que refletem essa postura, como, por exemplo, mulher que muitas vezes deixa de querer ser atendida por médica mulher ou mesmo médica mulher que atende mal pacientes mulheres”, disse, de forma genérica. “Tem mulheres que gostam de humilhar, ridicularizar, debochar, isso tudo para diminuir as outras”, acrescentou. Depois do “puxão de orelha”, ele deu um importante conselho para todas: “A mulher tem de ser apaixonada por ela mesma, se aceitar como é, e não tentar se encaixar em estereótipos”, acrescentou. Conforme o padre, todos percebem quando uma mulher tem autoestima e a valorizam, porque ela se valoriza primeiro. “A mulher empoderada consegue tudo o que quer.”

Cuidados com a pele

Santa Casa teve atividades em homenagem à mulher Pacientes ganharam limpeza de pele e maquiagem. Crédito da foto: Divulgação / Santa Casa

A palestra “Mulheres Apaixonantes - O segredo da autoestima” foi ministrada em seguida, pela dermatologista Bruna Barros, da Ápice Medicina Integrada e do Centro Médico São José. Ela contou sobre sua história de superação e como se tornou médica, e falou sobre a autoestima, que envolve o cuidado de si mesma.

A dica que ela deixou envolve um cuidado básico, mas primordial, que é se preocupar com a pele. Conforme Bruna, a atenção a esse órgão, que é o maior do corpo, deve ser diária. Não só por parte das mulheres. “É a principal maneira de prevenir o câncer de pele”, disse.

De acordo com a dermatologista, diariamente é preciso fazer limpeza, tonificação (uma água micelar cumpre a função), hidratação e proteção solar. Tudo isso protege a pele de fungos, dermatites, manchas e flacidez, além do câncer. Depois de todas essas etapas, é que pode colocar a maquiagem. No período da noite, o procedimento é usar demaquilante primeiro, depois lavar, passar o tônico ou água micelar, e os cuidados da noite, para quem usa cremes. A médica orienta reaplicar o protetor solar pelo menos três vezes ao dia, sem esquecer do rosto, orelhas, pescoço, braços e mãos. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos