Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa pode assumir a UPH Zona Leste

21 de Março de 2019 às 05:41

Santa Casa pode assumir a UPH Zona Leste Contrato com o BOS, que atualmente responde pela unidade, se encerra em maio. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (15/5/2018)

A Prefeitura de Sorocaba busca parceria com a Irmandade Santa Casa de Sorocaba para a gestão da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste após maio, quando encerra o contrato de administração com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). A medida foi anunciada pelo prefeito José Crespo (DEM) como já definida, em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, na manhã desta quarta-feira (20).

[irp posts="2952" ]

 

Já o presidente da Irmandade, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, afirmou à imprensa que ainda está analisando a possibilidade. Mais tarde, a Prefeitura de Sorocaba divulgou nota afirmando que busca a parceira e as conversas estão avançadas, mas ainda aguarda a resposta do presidente da entidade.

Na rádio, Crespo justificou que devido ao limite legal de renovações contratuais com o BOS, existe a necessidade de uma nova entidade assumir a gestão da unidade. O possível fechamento da UPH é preocupação de usuários e funcionários desde o ano passado. O prefeito, contudo, garantiu a continuidade de atendimento no local e anunciou a solução encontrada. “Quem vai assumir será a Irmandade da Santa Casa, com médicos contratados por ela”, disse. De acordo com ele, a Irmandade utilizaria o prédio atual -- localizado na Vila Hortência e de propriedade do BOS -- que seria alugado pela Prefeitura. Ainda conforme o prefeito, faltaria apenas “a finalização das conversas com o padre” e a “celebração desses papéis”.

Para o padre Flávio, ainda é preciso avaliar a viabilidade financeira e de gestão da entidade para assumir esse compromisso. “O que houve foi somente uma procura por parte da Secretaria de Saúde para nós iniciarmos um diálogo sobre a UPH da Zona Leste”, afirmou. “Posso garantir que no momento só existem conversas preliminares. Estamos em uma fase só de namoro, de análise”, disse. O padre ainda afirmou acreditar que a Prefeitura também esteja sondando outras entidades que poderão potencialmente gerir a unidade.

Na nota divulgada no fim da manhã de ontem, a Prefeitura afirma que Crespo busca a parceria devido aos resultados que a Santa Casa vem demonstrando desde 2017. “Quando escolhemos o padre Flávio para comandar a Santa Casa sabíamos que o hospital iria se tornar a grande parceira da Prefeitura que é hoje”, diz no texto o prefeito. Atualmente, a Irmandade é a gestora do hospital Santa Casa de Sorocaba. Já a UPH Zona Leste é gerida pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

O BOS informou nesta quarta (21), por meio de sua assessoria de imprensa, que a UPH Zona Leste está sob responsabilidade da instituição até 14 de maio de 2019. Sobre a continuidade de funcionamento da UPH Zona Leste, o BOS cita que isto depende das tratativas do Poder Público com as entidades de seu relacionamento. “Se for aberto algum processo licitatório, o BOS irá analisar as condições e definir se vai, ou não, participar. Acreditamos que a UPH Zona Leste continue funcionando sob novo regime de contratação”, finaliza a nota. (Priscila Fernandes)