Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa de Sorocaba assumirá a gestão da UPH Zona Leste

16 de Abril de 2019 às 16:43

Santa Casa pode assumir a UPH Zona Leste Fachada da UPH da zona leste, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (15/5/2018)

O prefeito José Crespo (DEM) anunciou na tarde desta terça-feira (16) que a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste será gerida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Isso será feito a partir de maio.

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que o novo formato de gestão trará uma economia superior a R$ 3 milhões por ano. A parceria também contará com o serviço de ultrassom para otimizar casos que necessitem de internação hospitalar.

Segundo o prefeito José Crespo, a decisão de buscar a parceria da Santa Casa se dá pela gestão de resultados que o hospital vem demonstrando desde 2017. “Quando escolhemos o padre Flávio para comandar a Santa Casa sabíamos que hospital iria se tornar a grande parceira da Prefeitura que é hoje”, disse.

[irp posts="108014" ]

Crespo ressalta ainda importantes conquistas que já foram alcançadas em prol da população, como zerar a fila de espera por biópsia de próstata. “Queremos que essas melhorias continuem sendo feitas, e agora, através da assistência prestada na UPH Zona Leste”, ressalta.

Para o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade, padre Flávio Miguel Júnior, a parceria entre Santa Casa e a Prefeitura de Sorocaba tem o objetivo de zerar as filas de internação. "Nunca na história isso aconteceu e já zeramos mais de 30 vezes. Isso demonstra o bom relacionamento que temos com a regulação de leitos da Secretaria da Saúde. Esperamos otimizar ainda mais esse serviço", ressalta.

https://www.facebook.com/prefeituradesorocaba/videos/871237243217252/

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o contrato com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) vence em maio de 2019 e não há possibilidade legal para a continuidade. Haverá uma comissão de transição de gestão para acompanhar todos os trâmites. O imóvel e os equipamentos utilizados pelo BOS hoje continuarão sendo usados por meio de convênio para a gestão da unidade pela Santa Casa de Sorocaba.

Atualmente, a UPH Zona Leste realiza uma média de 15 mil consultas médicas (adulto e infantil) por mês. Com a gestão da Santa Casa, esta assistência será mantida para continuar assistindo toda a população daquela região. O custo pelo serviço será de R$ 2.347.000,00 por mês.

O encontro aconteceu no gabinete do Poder Executivo, situado no sexto andar do Paço Municipal e contou com a presença dos secretários municipais e da primeira-dama Lilian Crespo. Além da companhia do vereador e presidente da Câmara Municipal, Fernando Dini, e os vereadores Pastor Apolo, Wanderley Diogo e Fausto Peres. Também compareceu o presidente do BOS, Pascoal Martinez Munhoz, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Milton Sanches. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)