Buscar no Cruzeiro

Buscar

Samu recebe média de 16 ligações por hora em Sorocaba

19 de Setembro de 2019 às 16:48

Samu recebe média de 16 ligações por hora em Sorocaba O Samu é destinado a prestar assistência qualificada em casos de urgência e emergência. Crédito da foto: Secom Sorocaba (19/9/2019)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebe, em média, aproximadamente 16 ligações por hora em Sorocaba. O dado é referente a 2019, segundo a Prefeitura de Sorocaba.

Neste ano, até 11 de setembro, 102.359 pessoas ligaram para o Samu de Sorocaba. Em comparação a 2018, entre janeiro e dezembro, foram realizadas 163.417 chamadas.

Os relatos de acidentes ocasionados por colisão de carro ou moto, com vítimas, são os mais frequentes. Os casos domésticos, recorrentes entre idosos e crianças, também motivam muitas ligações para o Samu, informa a Prefeitura.

Função do Samu

O Samu é destinado a prestar assistência qualificada em casos de urgência e emergência. São situações que precisam ser resolvidas de maneira imediata têm atendimento pelo serviço. A lista inclui acidentes de trânsito com vítimas, problemas cardíacos, intoxicação e crises convulsivas.

Ao ligar para o Samu, os usuários são atendidos pelo técnico auxiliar de regulação médica. O profissional começa o socorro fazendo algumas perguntas a quem está do outro ladro da linha. A ideia é otimizar o atendimento, registrar dados da ocorrência e entender o motivo da solicitação.

As ocorrências são acompanhadas por um médico regulador do Samu, responsável e capacitado para avaliar a solicitação. É ele quem avalia as ligações por motivos de doenças ou traumas que necessitam do atendimento móvel.

A partir disso, o profissional dará resposta ao atendimento. Esse processo vai desde uma orientação médica por telefone até o envio de unidade de transporte.

Segundo a médica e coordenadora do Samu, Kátia Kaam, o médico regulador é o principal profissional para ajudar no atendimento pré-hospitalar. Ele analisa a gravidade de cada caso, envia todos os recursos necessários para o atendimento e ajuda a monitorar e orientar o atendimento.

Samu recebe média de 16 ligações por hora em Sorocaba O Samu possui 122 funcionários que atuam noite e dia em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Orientação para combater trotes

Outra orientação importante é que crianças não façam ligações para o serviço. No entanto, numa situação de extrema necessidade, isso pode acontecer.

Caso isso ocorra, a criança precisa informar de imediato que está sozinha, e que aquilo não é uma brincadeira ou um trote, e ajudar respondendo corretamente tudo que for questionado. É uma situação delicada, mas o serviço faz de tudo para contribuir para que nenhum paciente sofra por falta de assistência, tendo um serviço eficiente e de qualidade.

Número de funcionários e ambulâncias

O Samu possui 122 funcionários que atuam noite e dia na cidade: São três rádios operadores, 19 telefonistas, 30 condutores, 30 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros e 28 médicos que compõe o time de profissionais. O departamento possui uma base das ambulâncias que situada na UPH Zona Norte e a Central de Regulação de Urgência que fica no prédio municipal que abriga a unidade do Corpo de Bombeiros no bairro do Éden.

Atualmente, Sorocaba conta com um total de 12 viaturas do SAMU, sendo sete unidades em uso (duas alfas e cinco betas) e cinco como reserva técnica. As alfas contam com médico, enfermeiro e condutor, já as betas contam com condutor e auxiliar/técnico de enfermagem. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="3609" ]