Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae substitui equipamentos da ETE S-2

24 de Maio de 2020 às 00:01

Saae substitui equipamentos da ETE S-2 Estão sendo trocadas as membranas de oxigenação da estação de tratamento de esgoto. Crédito da foto: Saae / Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) deu início na manhã de ontem ao trabalho de substituição das membranas de oxigenação da Estação de Tratamento de Esgoto S-2 (ETE S-2), que sofreram danos devido ao desgaste natural pelo seu uso contínuo.

Como consequência desses danos, a oxigenação necessária nos tanques de aeração da ETE não vinha ocorrendo com total eficiência, fato que tem provocado fortes odores, sentidos pelos munícipes residentes nas imediações da unidade, que está localizada próximo ao Parque Vitória Régia, na zona norte da cidade.

A previsão da autarquia é de que esse equipamento seja totalmente substituído até o final da próxima semana, pois se trata de uma intervenção complexa e trabalhosa. Após o término da instalação e a entrada em funcionamento, as ocorrências de odores deverão diminuir significativamente.

De acordo com o diretor de produção da autarquia, biólogo Reginaldo Schiavi, essas são membranas difusoras que injetam oxigênio nos tanques de aeração da ETE S-2, para a manutenção do sistema aeróbio. “Ocorre que quando há o rompimento dessas membranas, o oxigênio não é injetado de forma suficiente para manter o sistema aeróbio e passa então a ser anaeróbio, sem oxigênio, e desta forma há a liberação de maus odores”, explica Schiavi.

Como se trata de um material importado, produzido nos Estados Unidos e China, a chegada ao Brasil sofreu um atraso devido a entraves relacionados à pandemia do coronavírus e na sequência a importadora informou que havia recebido as membranas, mas que poderia realizar a entrega em Sorocaba somente na próxima semana, o que gerou uma movimentação da autarquia para ter acesso ao produto adquirido. “Diante da necessidade urgente de instalação dessas membranas, pois recebemos diversos relatos de situações de desconforto enfrentadas por munícipes residentes nas imediações da ETE, destacamos funcionários que se deslocaram até a importadora, em Vinhedo, e conseguimos a liberação de parte do material adquirido, o que nos permitiu o início dos trabalhos neste sábado”, destaca o diretor-geral do Saae, engenheiro Mauri Gião Pongitor. (Da Redação, com informações do Saae-Sorocaba)