Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae faz manutenção na ETE Dr. Pitico

02 de Fevereiro de 2019 às 11:14

 

A ETE Pitico (em foto de 2010), responsável pela emissão do mau cheiro; o problema já está sendo resolvido pelo Saae. Crédito da foto: Secom Sorocaba (27/11/2010)

Os moradores do Jardim São Guilherme, Jardim Maria Eugênia, Parque São Bento e Horto Florestal II estão reclamando do odor forte exalado, principalmente à noite, pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pitico, instalada naquela região. Segundo os reclamantes, o mau cheiro é sentido desde o último domingo, e a reportagem do Cruzeiro do Sul procurou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para esclarecer as razões desse desconforto.

De acordo com a autarquia, desde o início da semana o Saae está atuando na revisão e manutenção de todo o sistema que insere oxigênio (sistema de aeração) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pitico. Informou que às 10h da manhã de quinta-feira o odor exalado pela ETE estava normal e que, inclusive, a Cetesb foi ao local, não tendo constatado anormalidades, no que diz respeito à emissão de odores. Contudo, os dias quentes podem causar inversão térmica nos finais de tardes, concentrando o mau cheiro próximo ao solo e incomodando a população.

Esclarece, ainda, o Saae, que com o aprimoramento do sistema de aeração que está sendo feito atualmente, há maior inserção de oxigênio no volume em tratamento, aumentando as atividades dos microorganismos (massa biológica) responsáveis por consumir a matéria orgânica do efluente. A maior oxigenação deverá resolver totalmente a ocorrência do mau cheiro nas imediações, segundo a autarquia.

A autarquia diz que também está aplicando aditivos biológicos para auxiliar na agilidade do tratamento (depuração do esgoto) da massa biológica, além de aumentar significativamente a dosagem de inibidores químicos para neutralizar a exalação dos maus odores.

Segundo o Saae, a situação deve estar solucionada nos próximos dias, mas como isso depende de vários fatores, inclusive se a temperatura do dia está mais alta ou mais baixa, se chove ou não é possível prever uma data para o fim do mau cheiro. No entanto, a tendência é a de que o odor forte reduza gradativamente até se extinguir em alguns dias. (Da Redação)