Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae deve definir neste sábado se rodízio de água em Sorocaba continua

16 de Novembro de 2019 às 00:08

Sorocaba terá rodízio de água em 150 bairros durante 13 horas por dia O diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor. Crédito da foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS (4/11/2019)

O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mauri Pongitor, deve se reunir neste sábado (16) com a equipe técnica que está trabalhando na organização e execução do rodízio de água em Sorocaba para avaliar a situação dos mananciais que abastecem a cidade.

[irp posts="185894" ]

 

Neste reunião será definido se o sistema de rodízio será mantido na próxima semana. Inicialmente, a previsão era de que o escalonamento para o abastecimento dos bairros se mantivesse até pelo menos este domingo (17).

De acordo com o Saae, a definição sobre a continuidade ou não do sistema será baseada em fatores como a situação dos níveis dos mananciais de captação de água bruta, as previsões de chuvas, temperaturas e o comportamento de consumo da população, entre outros.

Segundo o último levantamento divulgado pela autarquia, na quinta feira (14), o volume de chuva dos últimos dias não tinha se mostrado significativo para aumentar os níveis das represas.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado havia sido registrado 10 milímetros (mm) e na ETA Éden 15,3 mm.

A represa de Ipaneminha, que estava com apenas 2% de água no início do rodízio, estava com nível de 23%. Esse reservatório funciona como um complemento no abastecimento de água bruta da ETA Cerrado.

As represas Castelinho e Ferraz, que atendem a região industrial, como Éden, Cajuru e Aparecidinha, passaram de 8% para 15%. Itupararanga, administrado pela Votorantim Energia, operava com 50% de seu reservatório.

Bairros sem água

Mais 78 bairros da zona leste, zona norte e industrial terão a interrupção no fornecimento de água neste sábado (16), a partir das 17h.

Serão seis abastecidos pelo reservatório São João; 29 pelo reservatório Maria Eugênia; 6 pelo reservatório Vitória Régia; mais 20 pelo Hebert de Souza; 15 pelo Novo Éden, além do Parque Tecnológico.

No domingo (17) o rodízio afetará o abastecimento de mais 77 bairros da zona sul, zona norte e industrial. Serão 17 bairros abastecidos pelo reservatório Campolim; 12 pelo reservatório Horto; 25 pelo Campolim; 10 pelo Cajuru, além do Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.

O sistema de rodízio foi implantado no dia 5 de novembro, como forma de garantir a economia no fornecimento de água devido ao baixo nível dos reservatórios que atendem a cidade. (Da Redação)

Mais 78 bairros da zona leste, zona norte e industrial ficam sem água neste sábado. Crédito da Foto: Divulgação/Saae Sorocaba

Galeria

Confira a galeria de fotos