Rua de terra atrapalha rotina dos moradores em Brigadeiro Tobias

Por

Everton William Gama. Crédito da foto: Fábio Rogério

As precárias condições da pista prejudicam a circulação dos moradores. Crédito da foto: Fábio Rogério

A rua José Sarti, no bairro de Brigadeiro Tobias, zona leste de Sorocaba, transformou-se em “pedaço de mau caminho” para moradores que utilizam a via a pé, de ônibus ou de carro para se deslocar entre suas casas e o centro do bairro. De poeira e buracos em dias secos a lama, poças de água e alagamentos em dias de chuva, moradores e motoristas convivem com uma rotina de dificuldades nessa rua há vários anos e solicitam providências.

A área de alagamentos fica na altura do número 1.000 da rua José Sarti. O preparador de máquina Everton William Gama, de 32 anos, disse que as razões da inundação são dois pequenos rios que passam no local. Num deles, a tubulação habitualmente fica entupida e a água da chuva transborda.

Everton William Gama. Crédito da foto: Fábio Rogério

O local também recebe enxurrada procedente de uma parte alta da rua. No caminho até o ponto de alagamento, a força da água abre sequências de buracos num dos lados da via. “Sofre quem passa de carro, sofre mais ainda quem passa a pé”, disse Gama, que passa diariamente na rua para trabalhar de manhã e voltar para casa à tarde.

“Ninguém toma providência, reclamou o serralheiro João de Almeida, de 55 anos. A situação da rua é “‘péssima”, segundo o motorista Alexandre Moia, de 41 anos. O aposentado João Araújo, de 72 anos, que mora em outro bairro de Sorocaba e vai à rua José Sarti porque tem uma chácara na região, também criticou os problemas: “É muito descuido.”

João de Almeida. Crédito da foto: Fábio Rogério

No local de alagamentos há o ponto final do ônibus da linha Brigadeiro Tobias / Estrada Santa Maria. Segundo Gama, nos dias de forte chuva o ônibus não chega até esse local, limitando-se ao trecho inicial de asfalto da rua próximo ao centro de Brigadeiro Tobias. Também disse que nesses dias, quando o alagamento impede a passagem de veículos, moradores são obrigados a fazer longos contornos pelo bairro Inhaíba ou pela estrada dos Morros. Nessas horas, o problema adicional é que a antiga estrada dos Morros também fica em condições difíceis de passagem.

Via está no cronograma da Prefeitura para manutenção

Os buracos surgiram por causa dos alagamentos. Crédito da foto: Fábio Rogério

A Prefeitura informou que nas ruas de terra de Brigadeiro Tobias, a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) realiza a manutenção com o serviço de patrolamento (nivelação e limpeza) de forma permanente. O último foi realizado há 15 dias. A rua José Sarti está no cronograma de atendimento da Serpo para manutenção com o objetivo de deixar a via com trafegabilidade para os moradores. Com relação aos alagamentos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que há um tempo atrás houve o entupimento da tubulação que passa sob a rua e foi instalada nova tubulação no local para evitar alagamentos em períodos de chuvas.

Motoristas de carros e de ônibus também reclamam dos desafios encontrados na via. Crédito da foto: Fábio Rogério

O Saae pede a colaboração dos moradores para que não descartem papéis ou lixo nas ruas ou deixar material de construção, como areia ou pedra, na calçada, pois tudo isso é levado para as bocas de lobo quando chove, obstruindo o sistema de drenagem e ocasionando novos alagamentos. Para implantar nova tubulação com diâmetro maior é necessário estudo e esse trabalho tem que ser feito numa ação conjunta com a Serpo, pois necessitaria de alterações na própria via também, acrescenta a Prefeitura.